Saúde

Granola: 20% das marcas têm níveis elevados de açúcar; veja quais

Segundo análise realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, uma única porção pode conter até 24% do total de açúcar diário recomendado pela OMS

Redação Correio 24 horas
- Atualizada em

Colocar granola no iogurte e nas frutas é, para muitas pessoas, uma forma de deixar a refeição ainda mais saudável. Porém, uma análise realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumido (PROTESTE) mostrou que o produto está longe de ser sinônimo de saúde.

Divulgado na última segunda-feira (7), o levantamento avaliou oito marcas de granola:  Nesfit, Vitao, Granatus, Mãe Terra, Kellog’s, Qualitá, Vitalin e Kobber. De acordo com os resultados, três delas – Kellogg’s, Vitalin e Kobber – possuem teor elevado de açúcar em suas fórmulas.

Como não existe uma legislação específica para açúcares totais no Brasil, a metodologia do teste considerou como parâmetro a ingestão diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), equivalente à 50 gramas por dia. Segundo a PROTESTE, ao ingerir uma única porção da Kellogg's, marca que recebeu a pior avaliação, a pessoa pode consumir 12g de açúcar, o que equivale a 24% do total diário recomendado pela OMS., que é de 50 g por dia. Nos produtos Vitalin e Kobber, a porcentagem é de 21%.

Sódio e gorduras
Além do açúcar, o teste observou divergências entre o que a embalagem informava em relação ao sódio e gorduras e o que o produto de fato continha. O curioso é que isso não é exatamente ruim: as marcas traziam menos sódio e gordura do que os valores apresentados nos rótulos. 

A Vitalin, por exemplo, possuía 52% menos gordura e 23% menos sódio. A Qualitá tinha 47% mais fibras e 57% menos sódio. A Kobber, 27% mais fibras, 33% menos teor de gordura e 46% menos sódio. A Granatus também tinha 51% menos sódio que o informado.

Essas variações ultrapassam o limite máximo permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é de 20% para mais ou para menos de divergência entre embalagem e produto.

Já a granola da Mãe Terra, que informa na embalagem conter 0 mg de sódio, apresentou 9 mg em uma porção de 40g. A Anvisa estipula que a informação nutricional desse componente só pode ser considerada "zero" quando o alimento traz quantidade menor ou igual a 5 mg por porção.

Cuidados
Para a PROTESTE, a melhor opção são as granolas que não possuem açúcar em sua composição, ou que, pelo menos, apresentem a substância em quantidade reduzida.

Caso a quantidade de açúcar não esteja expressa na tabela nutricional, a dica é checar a lista de ingredientes na embalagem - os itens que aparecem no início são os que estão presentes em maiores quantidades.

Como fazer sua granola
Para quem quiser produzir uma granola saudável, a dica é fazer em casa mesmo. Confira duas receitas:

Granola salgada
Por Mônica Wagner

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de sementes de girassol
1/2 xícara (chá) de sementes de abóbora
3/4 xícara (chá) de amêndoas torrada e picada
1 colher de azeite de oliva extravirgem
1 colher (chá) de sal rosa do himalaia
3/4 xícara (chá) de flocos de arroz
3/4 xícara (chá) de flocos de milho
1/4 xícara (chá) de chia

Preparo
Numa frigideira, toste as sementes de girassol e de abóbora por 3 minutos. Coloque as amêndoas, o azeite e o sal. Mexa por mais 1 minuto. Misture o restante dos ingredientes e espere esfriar. Conserve a granola em um pote, de preferência, de vidro.

Granola com sementes de abóbora
Por Candace Bell, do site PopSugar

Ingredientes
4 xícaras (chá) de aveia
1 xícara (chá) de nozes pecan
1/2 xícara (chá) de sementes de abóbora sem casca e sem sal
¼ de xícara (chá) de açúcar de coco
1/2 xícara (chá) de coco ralado sem açúcar
1/2 col. (chá) de canela em pó
1/2 col. (chá) de cravo em pó
1/2 col. (chá) de gengibre desidratado
1/2 col. (chá) de sal
1/2 xícara. (chá) de purê de abóbora
1/3 de xíc. (chá) de mel
2 col. (sopa) de melaço
1 col. (chá) de extrato de baunilha

Preparo
Em uma tigela, coloque aveia,  nozes, as sementes de abóbora, o açúcar de coco, o coco ralado, a canela, o cravo, o gengibre e o sal. Misture bem e reserve. Em uma tigela menor, coloque o purê de abóbora, o mel, o melaço e a baunilha. Mexa bem e junte à mistura de aveia mexendo com uma colher de pau ou espátula. Use um borrifador de óleo para untar uma assadeira e espalhe a granola de maneira uniforme. Asse no forno por 35 a 45 minutos. Não mexa. Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos ou até esfriar. Use uma espátula para quebrar suavemente a granola. Transfira para um recipiente.