Saúde

Guillain-Barré: entenda o que é a síndrome que vai afetar Rochelle, em 'Segundo Sol'

Doença vai ser descoberta pela jovem nos próximos capítulos de 'Segundo Sol'

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A vilã teen Rochelle (Giovanna Lancellotti) vai ser diagnosticada com Síndrome de Guillain-Barré em cenas dos próximos capítulos da novela 'Segundo Sol'. Tudo acontece após a jovem cair sobre uma mesa. Machucada, ela vai ser levada para o hospital e é submetida a uma série de exames, quando é descoberta a doença.


A Síndrome de Guillain-Barré nada mais é que um distúrbio neurológico em que o sistema imunológico passa a atacar o sistema nervoso. Entre os sintomas físicos estão as alterações motoras, atrofias, fraqueza nas pernas, braços e troncos, além de, em alguns casos, levar à paralisia total.


A doença pode surgir por conta de infecções bactericidas ou virais e pode estar diretamente ligada ao vírus da Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Normalmente, o paciente que apresenta esse tipo de transtorno passa por um tratamento intravenoso com medicamentos imuno-opressores, que diminuem a ação do próprio sistema imunológico. Além disso, é necessário ser feita fisioterapia para a retomada dos movimentos que foram prejudicados.