Saúde

Home office: confira cinco dicas para não perder a produtividade

Para não correr o risco de esquecer alguma tarefa importante, a sugestão é montar um planning no início do dia e se organizar de acordo com o tempo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está trabalhando de casa? fazer home office traz muitas vantagens para rotina como, economiza transporte com deslocamento, tem mais conforto, comodidade e flexibilidade de horário. Porém, com a comodidade de se estar na própria residência fica mais fácil se distrair durante as tarefas. Pensando nisso, a Taeq separou cinco dicas para manter o foco no trabalho. Confira:

Crie um ambiente confortável e agradável

A primeira coisa que você precisa fazer é montar um ambiente de trabalho iluminado, agradável e bem organizado. Comece fazendo uma limpa na mesa: tire possíveis livros, papéis e objetos que atrapalhem o seu trabalho. O ideal é deixar apenas aquilo que será útil durante o home office. Não se esqueça de colocar uma boa luminária e garantir que o ambiente esteja bem ventilado. Aí não tem erro!

Faça um planning para organizar as tarefas

Para não correr o risco de esquecer alguma tarefa importante, a nossa sugestão é montar um planning no início do dia e se organizar de acordo com o tempo. Com um bom planejamento, você consegue manter melhor o foco e ser mais produtivo - basta seguir a sua agenda.

Separe um tempo para fazer as refeições

Em vez de almoçar e lanchar em frente ao computador enquanto trabalha (o que acaba sendo pouco produtivo), a nossa sugestão é separar tempos específicos para realizar as refeições. Levante da cadeira, saia do ambiente de trabalho e tire alguns minutos para comer de forma saudável.

Deixe o celular no silencioso

Tem algo que distraia mais que notificações e mensagens nas redes sociais? Para muitas pessoas, resistir ao celular é a principal dificuldade durante o trabalho home office. Por isso, a nossa sugestão é deixar o smartphone no silencioso e, se necessário, até desativar os dados móveis (para realmente evitar distrações). Assim, você consegue manter o foco até finalizar as tarefas.

Faça pausas para alongar o corpo e relaxar a mente

Engana-se quem pensa que, para ser produtivo, é necessário ficar horas a fio diante do computador. Para melhorar o rendimento, o mais indicado é fazer pausas para alongar o corpo, escutar alguma música e relaxar a mente. Alguns minutos de descanso são necessários para que o cérebro relaxe e, assim, o raciocínio volte a fluir.