Saúde

Home office: conheça as armadilhas que prejudicam sua rotina e a saúde

De acordo com o urologista Frederico Mascarenhas, é preciso seguir algumas rotinas para evitar o estresse e maiores problemas para a saúde física e mental

Revista ABM

Embora o home office já venha sendo adotado como modelo de trabalho há alguns anos, sua utilização de forma mais abrangente, e por mais pessoas, passou a acontecer em função da pandemia da Covid-19.  No entanto, ficar muito tempo em casa, seja em atividade profissional ou doméstica, pode nos levar a negligenciar hábitos e atitudes que, de alguma forma, não faz bem para nossa saúde física e mental. 

Falta de hidratação, "segurar a urina", exagerar em alimentos calóricos e ricos em sódio, não estabelecer horários, falta de atividade física e outras necessidades importantes que nosso organismo precisa acabam ficando em segundo plano. E se engana quem pensa que pelo fato de estar em casa se fica mais atento a essas coisas. Por vezes, devido à rotina excessiva, acúmulo de trabalho ou pontos de distração ao se envolver com várias demandas ao mesmo tempo, a gente se descuida.

De acordo com o urologista Frederico Mascarenhas alguns maus hábitos, assim como a falta de bons hábitos, pode desencadear problemas sérios de saúde. Ele explica que para o home office se tornar uma forma saudável de trabalhar, é preciso seguir algumas rotinas. Só assim se evita o estresse e maiores problemas para a saúde física e mental. “Que o trabalho remoto irá se tornar uma realidade difícil de retroceder é inquestionável, mas novas adaptações serão essenciais para obter os maiores benefícios de se estar em casa”, reforça. 

Ele dá as dicas para deixar o home office mais saudável:

Foto: divulgação / Revista ABM

Não esqueça de beber água e não "segure a urina" - para evitar crise renal e infecção urinária

De acordo com o urologista, a ingestão de líquido é essencial para o bom funcionamento do trato urinário, do intestino e dos músculos, e o acúmulo de urina na bexiga contribui para formar resíduos que contribuem para uma infecção urinária. E quando se fala em se hidratar, não é só com água. De acordo com o médico os isotônicos, a água de coco e sucos cítricos devem fazer parte da rotina por possuírem citrato, nutriente importante para evitar a formação de cálcio na urina.


Alimentos ricos em sódio também são riscos para cálculo renal

Outro aspecto importante que o médico chama a atenção é o excesso de consumo de alimentos industrializados como presunto, mortadela, macarrão instantâneo, salgadinhos, salame e temperos prontos que possuem quantidade elevadas de sódio, que é um agente maléfico na proliferação de cálculos renais. E os alimentos industrializados muitas vezes são consumidos em exagero quando estamos em casa. Por isso, uma alimentação balanceada é a melhor alternativa, principalmente no home office. “Ao trabalhar em casa tem que ter cuidado para não cair em armadilhas, como ir a todo o momento “ver o que tem para comer” na geladeira, comprar alimentos calóricos e “merendinhas”, ou permanecer muito tempo sentado”, alerta o médico.

Divida o tempo de acordo com suas necessidades, incluindo os intervalos para o cafezinho e o lanche. “Dar uma pausa no trabalho para espairecer e sair um pouco da demanda profissional é importantíssimo e desejável, mas pode ser extremamente prejudicial se nesse período se dedicar às atividades inadequadas. Tem que aproveitar o tempo de forma saudável", orienta.

Não descuide da atividade física, dando como desculpa a restrição de espaço, o acúmulo de trabalho ou maior envolvimento com assuntos domésticos. Nada disso deve tirar o foco - devemos fugir do sedentarismo.

Evite tirar o foco do trabalho – isso só aumenta o estresse. Estando em casa é maior a probabilidade de se envolver com assuntos domésticos, assumindo prazos e compromissos profissionais e ao mesmo tempo demandas domiciliares. E assim fica mais difícil administrar o tempo, o que se torna um ponto de estresse por não conseguir conciliar as atividades. 

No horário de trabalho encare seu domicilio como se fosse seu escritório, com rotina de trabalho:

• Acorde no horário determinado

• Faça exercícios físicos antes de iniciar o trabalho - ou seja, saia de casa para se exercitar e chegue em casa para iniciar as atividades

• Organize seus turnos de trabalho e, quando estiver trabalhando, se dedique exclusivamente a isso

• Determine os horários de intervalo e evite fugir deles

• Aproveite os intervalos para se hidratar

• Use o tempo do intervalo para movimentar as articulações, alongar a musculatura e caminhar um pouco pela casa

• Evite fazer horas extras - tente executar suas atividades dentro do tempo planejado

• Organize horários específicos para resolver assuntos domésticos

• Determine o horário para os lanches nos intervalos das principais refeições

• Coma alimentos saudáveis como frutas e cereais e evite alimentos gordurosos, carboidratos em excesso e alimentos industrializados ricos em sódio e conservantes.