Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Hormônio da tireoide traz perigos para a saúde; entenda

Medicamento pode trazer problemas quando usado para emagrecer

Redação iBahia • 25/08/2017 às 12:38 • Atualizada em 01/09/2022 às 0:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Quem nunca sonhou em emagrecer sem fazer dieta? Para tornar isso uma realidade, muitas mulheres recorrem a remédios mágicos de emagrecimento. O perigo está justamente na composição desses medicamentos. Muitos deles possuem hormônios da tireoide, como o T3 e o T4, que aceleram o metabolismo do corpo, aumentando o consumo de energia.
— Quando você dá hormônio da tireoide para emagrecer, você induz no paciente uma doença que causa perda de peso. O uso indiscriminado do hormônio pode trazer consequências muito graves para as pessoas que os consomem — explica o endocrinologista Rodrigo Moreira. O problema é que, na maioria das vezes, quem recomenda esses remédios “milagrosos” são os próprios profissionais de medicina.
— Isso é um absurdo, é literalmente um crime. Existem médicos que gostam de prescrever fórmulas para o emagrecimento e, às vezes, no meio dos várias substâncias, colocam o hormônio tireoidiano sem avisar ao paciente. Nossa recomendação é que esse profissional seja denunciado ao ao Conselho Regional de Medicina — afirma Rodrigo, que é membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
De acordo com o endocrinologista, a maioria das mulheres que toma o hormônio tem entre 20 e 30 anos. A psicóloga Vanesca Medeiros explica: — Essa é a faixa etária em que as pessoas estão buscando um relacionamento afetivo-sexual ou um emprego. A angústia é tão grande que elas começam a ir atrás desse corpo a qualquer custo e colocam suas vidas em risco.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde