Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Inmetro faz testes com 15 marcas de Whey protein e reprova 14

Derivado do soro do leite, suplemento é muito utilizado por praticantes de atividades físicas regulares

• 25/08/2014 às 14:34 • Atualizada em 01/09/2022 às 18:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Uma matéria que foi ao ar no programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (26), mostrou a realização de testes em diversas marcas de Whey Protein, suplemento derivado do soro do leite, muito utilizado por praticantes de atividades físicas e constatou que muitas não apresentam os resultados nutricionais anunciados em seus rótulos. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi o responsável pela realização dos testes em 15 marcas: EAS, Body Action, Probiótica, Integral Médica, STN - Steel Nutrition, Solaris, VOXX, Dynamic Lab, Max Titanium, DNA, Universal, Met-Rx, Sportpharma, New Millen e Nature's Best e, dentre os testes de qualidade feitos, apenas uma marca estava dentro dos padrões mínimos para a comercialização do produto: a Met-Rx.
Whey da Met-Rx foi a única aprovada em todos os testes
Dez famosas que amam postar seus looks de academia Inverno pode ajudar a melhorar performance na academia; saiba por que Cerveja fitness promete ajudar na recuperação dos músculos Site de recrutamento revela as 10 profissões mais prazerosas do mundo AvaliaçõesO primeiro teste avaliou as condições mínimas para que o produto seja apresentado como Whey, visto que é preciso ter, no mínimo, 10 gramas de proteína por porção. Neste, todas as marcas foram aprovadas. No segundo, foi avaliada a quantidade de proteína de cada marca. No entanto, a Solaris apresentou 31,02% a menos e a VOXX, 28,31% do que o indicado no rótulo. A terceira avaliação mostrou a quantidade de carboidratos presentes nas porções e o resultado foi assustador: 11 marcas tinham quantidades diferentes do apresentado: EAS, Probiótica, Integral Médica, STN, Solaris, Dynamic Lab, Universal, Sportpharma, New Millen, Nature's Best e VOXX, com destaque para esta última, que apresentou 300% a mais do que o anunciado. O quarto teste avaliou a origem da proteína que, por ser derivada do soro do leite, em tese deveria ser de origem animal. Entretanto o Whey da marca DNA tinha proteínas derivadas do trigo e da soja. De acordo com o analista executivo do Inmetro, Walace Cestari, o consumidor está sendo enganado ao consumir este produto. "Economicamente ela teria um valor menor, mas também o consumidor está sendo lesado", disse. A quinta avaliação mostrou as substâncias não declaradas no rótulo pelas marcas e, em cinco delas (EAS, Probiótica, STN, Max Titanium e Sportpharma), o Whey apresentava cafeína. Contudo, ao responderem ao Fantástico, as empresas alegaram que a cafeína veio do Cacau, utilizado como matéria-prima do Whey Protein. No teste da rotulagem correta, 11 marcas foram reprovadas (EAS, Body Action, Integral Médica, STN, Dynamic Lab, Max Titanium, DNA, Universal, Sportpharma, New Millen e Nature's Best).
Integral Médica, Sportpharma e Max Titanium foram três das 14 marcas reprovadas
RespostasEm outras respostas sobre a rotulagem, as marcas EAS, Body Action, Integral Médica, Dynamic Lab, DNA, Universal, Sportpharma, New Millen e Nature's Best disseram que já corrigiram ou vão corrigir os erros. Por suas vezes, a Max Titanium e a STN não se explicaram, assim como a DNA. Por fim, sobre as quantidades de proteína e carboidrato nos suplementos, as marcas EAS, Probiótica, Integral Médica, STN, Universal e a Sportpharma questionaram a metodologia utilizada pelo Inmetro. A Solaris também questionou, mas avisou que já recolheu o lote testado pelo instituto. Já a New Millen alegou não ver problema no fato de o Whey ter um nível de carboidrato acima da margem de erro de 20%; a VOXX, que possuía 300% a mais de carboidrato e quase 30% a menos de proteína do que o informado no rótulo, discordou dos resultados e a Nature's Best avisou que irá se adequar às normas do produto. Em entrevista ao Fantástico, a nutricionista Mônica Dalmacio informou que o Whey Protein é um produto para quem é praticante de atividade física de, pelo menos, intensidade muito grande. "Se você começar a utilizar grandes doses por período prolongado, isso traz uma sobregarca muito grande para os rins e fígado, podendo vir a ter um problema grave nesses órgãos", disse.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil