Saúde

Inove: Conheça cinco benefícios ao incluir a planta Ora-pro-nóbis na sua alimentação

A ora-pro-nóbis é um dos alimentos mais indicados para a dieta de vegetarianos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Você já ouviu falar na planta Ora-pro-nóbis? esse vegetal rico em proteínas, vitaminas e minerais, é bastante utilizado na dieta de vegetarianos/veganos e suas folhas verdes-escuras podem ser usadas nos preparo de saladas e chás. Conheça cinco benefícios ao incluir a planta na alimentação. 

Foto: Reprodução

1. Ora-pro-nóbis tem alto teor de proteínas, funcionando como substituta da carne
Por ter um teor elevado de proteínas, a ora-pro-nóbis é um dos alimentos mais indicados para a dieta de vegetarianos, funcionando como excelente substituta da carne. Por conta disso, inclusive, ela é popularmente chamada de "carne de pobre". Vale destacar que as proteínas são fundamentais para a saúde dos músculos, ajudam na composição da pele, dos cabelos e são importantes para a imunidade. 

2. É fonte de fibras, sendo importante para a saúde do sistema digestivo
A ora-pro-nóbis também se destaca por ser fonte de fibras - nutrientes que garantem saciedade e são fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestivo. As fibras também ajudam a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue (sendo indispensáveis para a dieta de diabéticos) e contribuem para a saúde do sistema circulatório. Por isso, a nossa sugestão é sempre consumir alimentos ricos nesse nutriente.

3. Planta tem propriedades detox, anti-inflamatórias e cicatrizantes
Assim como todas as plantas medicinais, a ora-pro-nóbis possui propriedades terapêuticas muito importantes: funciona como agente detox, auxiliando na limpeza do organismo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e também atua como anti-inflamatório natural. Além disso, essa hortaliça tem potencial cicatrizante - ou seja, ajuda a regenerar tecidos e recuperar feridas na pele.

4. Fortalece a imunidade, pois é fonte de vitaminas A, C e do complexo B
As folhas de ora-pro-nóbis também são ricas em vitaminas indispensáveis, que ajudam a fortalecer a imunidade. A vitamina A, em especial, é importante para a saúde da visão (ajuda a prevenir doenças na córnea, por exemplo) e tem ação antioxidante (sendo importante para a saúde da pele).

A vitamina C, por sua vez, ajuda a aumentar a absorção de ferro, contribui para a produção de anticorpos (prevenindo gripes e resfriados) e, por ter efeito antioxidante, ajuda a proteger as células. Já as vitaminas do complexo B são importantes para o funcionamento dos sistemas nervoso, circulatório e imunológico. Por ser fonte de todas essas vitaminas, a ora-pro-nóbis se destaca como hortaliça altamente nutritiva e pode fazer parte da alimentação de todos.

5. Ora-pro-nóbis é fonte de cálcio, ferro e fósforo
A ora-pro-nóbis (também conhecida como orabrobó) é uma planta rica em minerais importantes: cálcio, ferro e fósforo. Por isso, a nossa sugestão é usá-la para enriquecer saladas, sucos verdes e outras receitas. O cálcio e o fósforo, por exemplo, trabalham em conjunto para o fortalecimento dos ossos e dentes. Já o ferro é o responsável pelo transporte de oxigênio nas células, auxilia na produção de colágeno e elastina (proteínas importantes para a pele) e é importante para a imunidade.