Saúde

Inove: conheça quatro benefícios ao consumir a planta medicinal feno-grego na alimentação

Além de ter propriedades terapêuticas, o feno-grego é fonte de nutrientes indispensáveis para o organismo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? Você precisa inserir a planta medicinal feno-grego na sua alimentação. As sementes da erva são consideradas altamente nutritivas e muitos utilizadas no preparo de chás terapêuticos. Pensando nisso, a Taeq separou quatro benefícios ao consumir a planta regularmente: 

Feno-grego tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, ajudando a amenizar dores de garganta e cólicas menstruais

Para amenizar cólicas menstruais, desconfortos na região abdominal e dores de garganta, uma boa sugestão é recorrer ao chá de feno-grego. Feita com as sementes da planta, essa bebida possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas ou seja, é ótima para tratar focos de inflamação e possíveis dores. Por ter ação antimicrobiana, o feno-grego também é ótimo para tratar intoxicações alimentares e outros problemas que são marcados pela proliferação de microrganismos.

Planta medicinal é rica em antioxidantes, sendo indicada para fortalecer a imunidade

Quando se trata de manter a imunidade fortalecida, é de suma importância investir em alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes. A boa notícia é que o feno-grego atua como grande aliado do sistema imunológico, pois é fonte de vitamina C e antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, fazem bem para a saúde da pele, dos cabelos e, claro, ajudam a fortalecer o sistema de defesa do corpo. 

Tem propriedades digestivas e possível efeito laxativo

Caso o objetivo seja melhorar o fluxo intestinal, o feno-grego também pode ser muito útil. Essa planta medicinal tem propriedades digestivas (é fonte de fibras) e, inclusive, pode cumprir efeito laxativo em alguns casos - ou seja, é ótima para quem tem prisão de ventre. Para auxiliar na digestão, uma boa dica é consumir o chá das sementes de feno-grego após o almoço.

Feno-grego é fonte de fibras, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas A, D e do complexo B

Além de ter propriedades terapêuticas, o feno-grego é fonte de nutrientes indispensáveis para o organismo, como fibras, ferro, cálcio, magnésio e diferentes vitaminas. As fibras, em especial, auxiliam no controle do colesterol e da glicose no sangue. O ferro, por sua vez, é responsável pelo transporte de oxigênio entre as células (fundamental para a produção de energia), enquanto o cálcio e o magnésio são essenciais para a saúde dos ossos e músculos.

Já as vitaminas A e D são importantes, respectivamente, para a saúde dos olhos (trazendo benefícios para a visão) e dos ossos, além de contribuírem para a saúde dos sistemas cardiovascular e nervoso. As vitaminas do complexo B, por sua vez, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam nas atividades cerebrais.