Saúde

Inove: conheça quatro benefícios ao consumir a planta medicinal ruibarbo na alimentação

Essa substância auxilia diretamente na saúde dos olhos, pois protege a córnea e também combate a degeneração macular

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Quer adotar hábitos saudáveis na sua alimentação? Você precisa conhecer a planta medicinal  de origem asiática 'ruibarbo'. A erva é muita utilizada no preparo de chás e sobremesas com frutas (como geleias e cremes). Conheça quatro benefícios do ruibarbo para o organismo que a Taeq separou. Confira:

Foto: Reprodução

Ruibarbo é fonte de vitamina A, importante para a saúde dos olhos

Essa substância auxilia diretamente na saúde dos olhos, pois protege a córnea e também combate a degeneração macular. Além disso, o ruibarbo possui o antioxidante luteína, que protege a mácula dos olhos. Vale destacar que a vitamina A também tem efeito antioxidante (contribuindo para a saúde da pele), fortalece a imunidade e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL).

Planta é fonte de vitamina K, que fortalece a estrutura óssea

Muita gente não sabe, mas o ruibarbo também é fundamental para a saúde dos ossos. Isso porque ele é rico em vitamina K - que auxilia na fixação do cálcio nos ossos, melhora a coagulação sanguínea e a cicatrização. Além disso, essa vitamina é importante para saúde dos vasos sanguíneos e ajuda a manter o organismo em equilíbrio.

Ruibarbo tem alto teor de potássio

Outro ponto positivo do ruibarbo é que ele é fonte de potássio - um mineral importante para a saúde da musculatura (pois auxilia no processo de contração e relaxamento dos músculos) e também do coração e dos ossos. Vale destacar que esse mineral combate substâncias maléficas que "roubam" o cálcio dos ossos. Por isso, o potássio também é fundamental para a saúde do sistema ósseo do corpo.

Vegetal é fonte de antioxidantes importantes para a saúde cardiovascular

Assim como muitos vegetais, o ruibarbo é fonte de antioxidantes que contribuem para o sistema cardiovascular. Isso porque eles combatem a ação oxidante dos radicais livres relacionados a doenças do coração. Além disso, o ruibarbo também fortalece o sistema imunológico por ser fonte de selênio e vitamina A. Outro ponto positivo do ruibarbo é que ele possui um bom valor nutricional, pois tem alto teor de diversos minerais (potássio, magnésio e selênio, por exemplo), vitaminas e até mesmo fibras que auxiliam na digestão.