Saúde

Já ouviu falar em chá de amora? Conheça benefícios

Chá de amora ajuda muito a combater os sintomas da menopausa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Gosta de amora? Além dela ser ótima para consumir na forma in natura, a fruta também pode ser utilizada para fazer chás terapêuticos e saborosos a partir das folhas vermelhas ou cítricas. A bebida rica em vitaminas e nutrientes, é um dos mais indicados para fortalecer a imunidade. Pensando nisso, o portal Taeq separou cinco benefícios ao consumir o chá regularmente. Confira:

1. Fortalece a imunidade

Por ser rico em vitaminas do complexo B, C, E, fibras e flavonoides (substâncias antioxidantes), o chá de amora é um dos principais aliados do sistema de defesa do corpo. Ele ajuda a prevenir gripes, resfriados e tem ação anti-inflamatória.

2. Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa

Um dos principais destaques do chá de amora é que ele ajuda muito a combater os sintomas da menopausa. Isso porque as folhas de amora são ricas em isoflavonas (tipo de flavonoides) e de fitormônios, substâncias que cumprem papel semelhante ao do estrogênio, auxiliando a amenizar sintomas como insônia e ondas de calor.

3. Auxilia na perda de peso

É possível que você já tenha ouvido falar que chá de amora emagrece - e essa afirmação realmente tem um quê de verdade! Além de ser rica em fibras, essa bebida tem um composto químico que combate a absorção de carboidratos - sendo assim, eles não se transformam em glicose e são eliminados do corpo, o que favorece a perda de peso.

4. Fortalece os ossos e a musculatura

Você sabia que o chá de amora também ajuda a manter a estrutura óssea do corpo fortalecida? Por ser fonte de potássio, magnésio, manganês e outros minerais importantes, essa bebida combate inflamações e é ótima para proteger os ossos e músculos do corpo.

5. Ajuda a prevenir anemia

Por conter um alto teor de ferro e vitamina C (que ajuda na absorção do mineral), o chá de amora também é muito indicado para prevenir ou combater a anemia. Vale destacar que o ferro é responsável pelo transporte do oxigênio entre as células e, por isso, não pode ficar em falta no organismo.