Saúde

Já ouviu falar em leite dourado? Veja os benefícios de consumir a bebida regularmente

O ideal é consumir a bebida fresca ou, no máximo, duas horas após o preparo para conservar as propriedades

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer aliar alimentação e saúde? O leite dourado pode ser uma opção para as suas refeições diárias. A bebida funcional, que pode ser feita com leite de vaca ou vegetal, traz vários benefícios para saúde. Ela tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e termogênicas.

Para fazer leite dourado, você precisa de um copo de leite, uma colher de sopa de mel e uma pitada de cúrcuma, gengibre ralado, cardamomo e canela. Em uma tigela média, misture os ingredientes (acrescentando o leite por último).

Foto: reprodução / Getty
Benefícios

De acordo os profissionais de nutrição da Taeq, cada  ingrediente da bebida traz benefícios específicos para saúde.

- Cúrcuma: tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar os níveis de colesterol;

- Gengibre: tem poder termogênico, auxiliando na perda de peso, além de também ter efeito antioxidantes e anti-inflamatório;

- Cardamomo: auxilia na digestão e tem efeito descongestionante;

- Canela: ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e também melhora a digestão;

- Mel: é um poderoso antioxidante, tem ação antibacteriana e antimicrobiana - evitando problemas respiratórios, infecção urinária e dor de garganta, por exemplo.



Como consumir

Ainda segundo os profissionais da Taeq, o ideal é incorporar a bebida na sua rotina alimentar e tomar no máximo três vezes no dia, para evitar desconforto gástrico. Outra orientação é consumir a bebida fresca ou, no máximo, duas horas após o preparo para conservar as propriedades.