Saúde

Já ouviu falar no cará? Conheça os benefícios da raiz que lembra o inhame

Tubérculo tem um formato levemente arredondado, casca escura e pode ser encontrado em diferentes formas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quem está afim de manter a saúde em dia precisa conhecer este alimento. O cará, legume semelhante ao inhame, tanto em aparência quanto em termos nutricionais, é uma raiz saborosa, rica em fibras, vitaminas e minerais essenciais em qualquer dieta. O tubérculo tem um formato levemente arredondado, casca escura e pode ser encontrado em diferentes formas, com polpa branca ou roxa, por exemplo. 

Foto: Reprodução

As vantagens de consumir o cará se devem aos seus diversos valores nutricionais, que auxiliam várias áreas do corpo. Conheça os benefícios.

- Rico em fibras
Por conta da sua grande quantidade de fibras, o cará garante a saciedade e auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo, ou seja, é ótimo para quem deseja perder peso. 

O cará ajuda também no controle dos níveis de glicemia, pois retarda o processo de absorção de carboidratos e, assim, não há picos de glicose, funcionando como uma ótima indicação para alimentação de diabéticos. Ele atua também no controle do colesterol, sendo essencial para a saúde do sistema cardiovascular. 

- Alto teor de potássio
Além das fibras, o cará é rico em potássio, mineral muito importante na contração muscular, o que auxilia no ritmo cardíaco e previne problemas, como câimbras. 

O potássio também é indicado para quem tem hipertensão porque ajuda a controlar a quantidade de sódio no organismo. 

- Grande quantidade de cálcio, fósforo e magnésio
Outro fator nutricional no qual o cará se destaca é a grande quantidade de cálcio, fósforo e magnésio, minerais que ajudam no fortalecimento dos ossos, que é muito indicado para os idosos, já que são o grupo que tem mais propensão a ter osteoporose. 

O cálcio e o fósforo, quando combinados, também atuam na formação da estrutura resistente dos dentes e ossos. Porém, essa absorção só acontece corretamente se o organismo tiver um bom nível de vitamina D, que tem sua produção ativada através dos raios solares. 

- Fonte de vitaminas A, C e do complexo B 
O cará é um grande aliado na saúde do sistema nervoso e cardiovascular, pois é fonte de vitaminas do complexo B (principalmente B1 e B5). Ele atua também como antioxidante, já que é rico em vitaminas A e C, que ajudam a combatar o envelhecimento das células e fortalecer o sistema imunológico.