Saúde

Já ouviu falar no pinhão? Conheça os benefícios ao consumir a semente no dia a dia

Semente evita o envelhecimento precoce

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar no pinhão? A semente brasileira encontrada em uma árvore chamada araucária, no sul do Brasil, é altamente rica em fibras em minerais. Além disso, ela pode ser consumida em um bolo fit, na salada e farofa. Pensando nisso, o portal Taeq separou benefícios ao consumir o pinhão no dia a dia. Confira:

Pinhão contém antioxidantes e é fonte de ômegas 6 e 9

O pinhão tem diversos benefícios para a saúde. Rico em antioxidantes, ele evita o envelhecimento precoce, combate os radicais livres e evita a oxidação das células, prevenindo até mesmo o câncer. Ele também é fonte de ômega 6, que atua melhorando a imunidade, protege o sistema nervoso e melhora a pele, e também em ômega 9, que controla o colesterol e beneficia quem pratica exercícios.

Rico em diversos sais minerais

Essa semente é rica em tantos minerais que fica até difícil de contar. Ele é rico em cobre, que ajuda no rejuvenescimento da pele e cabelos; zinco, que entre outros benefícios evita a hiperglicemia; enxofre, que é anti-inflamatório e ajuda na defesa do corpo; fósforo e cálcio, responsáveis pela boa formação de ossos e dentes; potássio, que controla a pressão arterial; ferro, que evita a anemia; magnésio, que previne contra doenças cardiovasculares; e manganês, que regula o metabolismo. 

Pinhão também controla a fome

Lembra do ômega 6? Ele tem outra função muito importante para quem tem compulsão alimentar: ajuda a liberar diversos hormônios no corpo entre eles, a colecistoquinina. Essa substância diminui a vontade de comer, controlando a fome e a compulsão alimentar.