Saúde

Já ouviu falar no tofu? Conheça cinco benefícios ao consumir o alimento regularmente

Tofu auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Já ouviu falar no tofu? O alimento produzido à base de soja, considerado para muitos como um queijo vegetal, é altamente rico em proteínas e minerais essenciais para o organismo. Além disso, ele é uma ótima opção para uma alimentação vegana ou para quem está em transição. Pensando nisso, o portal Taeq separou cinco benefícios ao consumir o tofu regularmente. Confira:

1 - Favorece o emagrecimento saudável: Para quem deseja diminuir algumas medidas e entrar naquela roupa sempre guardada dentro armário, o tofu pode ajudar. Com pouquíssimas calorias em sua composição, cerca de 62 kcal em 100g do alimento, o tofu é considerado um "queijo vegetal" mais magro até que a ricota, por exemplo.

2 - Combina com tudo: Por se tratar de uma espécie de coalhada de soja, com sabor e textura suave, o tofu pode compor preparações doces ou salgadas. Por exemplo, para as sobremesas, o mousse de maracujá pode levar tofu ou você pode preparar um delicioso creme do queijo vegetal com chocolate e banana. Já nas receitas salgadas, o tofu pode se transformar em pão de queijo, ser empanado com sementes ou ser incluído nas lasanhas.

3 - Faz bem ao coração: Por ser rico em ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3 e 6, o tofu auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue. Com isso, o alimento ajuda a evitar os coágulos sanguíneos, prevenindo o desenvolvimento das doenças cardiovasculares bem como o AVC e o infarto, por exemplo.

4 - Garante ossos e músculos saudáveis: Embora que em níveis inferiores aos derivados do leite, o tofu também possui uma boa quantidade de cálcio, ajudando na calcificação dos ossos e deixando nossos músculos e dentes saudáveis. Seu consumo regular pode prevenir o enfraquecimento dos ossos causados pela osteoporose.

5 - Previne a anemia: O tofu também é uma boa fonte de ferro para o nosso organismo, nutriente essencial para a produção dos glóbulos vermelhos, a hemoglobina. Este mineral ainda exerce uma função importante, transportando o oxigênio para as células do corpo e ajudando a gerar energia.