Saúde

Janeiro Branco: campanha para saúde mental é foco do mês

Ideal é buscar atividades que tragam tranquilidade, principalmente ao ar livre

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A saúde mental é um dos maiores problemas da sociedade contemporânea. Por isso, a Clínica Viterbo prepara a quarta edição do Janeiro Branco, focado justamente na prevenção às doenças mentais causadas pelo estresse.

Foto: Reprodução

Os mais afetados pelo problema são os executivos. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, há 10 anos, o percentual de pessoas que ocupavam estes cargos e sofriam de estresse era de 35%. Hoje, esse valor subiu para 39%, um salto preocupante.

Quem não trabalha diretamente com o comando de pessoas também sofre do mal, cerca de 35%. Assim, a Organização das Nações Unidas já alerta: uma em cada quatro pessoas sofrerá de algum problema relacionado à saúde mental. 

“Responsabilidade em excesso, multiplicidades de papéis, acúmulo de trabalho e compromissos contribuem para o estresse nocivo, que prejudica a saúde e pode estar associado a doenças como hipertensão, diabetes e alterações na tireóide”, afirma Walter Viterbo, idealizador da campanha.

O ideal é buscar atividades que tragam tranquilidade, como acupuntura, massoterapia, corridas e malhação. Tudo ajuda a dissipar os problemas.