Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Leve e nutritivo: oito razões para dar uma chance ao aspargo

O que muita gente não sabe é que o vegetal é bastante rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo

Redação iBahia • 30/10/2019 às 18:56 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As pessoas não costumam colocar aspargos na sua lista de supermercado e nem inseri-los no cardápio alimentar, o que é um erro. O verdinho de baixo teor calórico e altamente nutritivo é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Com base nisso, o portal Taeq listou alguns motivos para você não tirar o alimento da sua dieta. Confira!

1- É rico em vitamina B9
A primeira vantagem do aspargo é a forte presença de vitamina B9, também conhecida como ácido fólico. Além de fortalecer o sistema imunológico, ela é muito indicada para quem tem problemas no intestino, já que ajuda o sistema digestório a funcionar melhor também pela grande presença de fibras. No caso de gestantes há ainda uma vantagem a mais: esse nutriente previne uma má formação no tubo neural do bebê. Mas, no caso de gestação, é recomendável consultar um nutricionista.

Foto: Reprodução

2-Fonte de cálcio e ferro

Por ser rico em cálcio, o aspargo fortalece ossos e dentes, evitando problemas relacionados ao enfraquecimento dessas duas partes do corpo, como é o caso da osteoporose. Além disso, o vegetal também é fonte de ferro, mineral responsável pelo transporte de oxigênio para as hemácias e células musculares, evitando assim a anemia.

3- Ação diurética
O aspargo também ajuda a evitar a retenção de líquidos e combater problemas relacionados aos rins. Além disso, essa função evita a temida sensação de inchaço.

4- Ação antioxidante

O aspargo é rico em vitamina E, responsável por combater radicais livres causadores de doenças degenerativas que provocam envelhecimento. O nutriente também traz melhorias à imunidade, reduzindo as chances de o corpo contrair alguma doença.

5- Combate de cãibras

O vegetal também é fonte de potássio, o que auxilia no controle dos níveis de água no organismo. Além disso, ele também atua na contração muscular, evitando o surgimento de cãibras.

6- Fonte de fibras

São incontáveis os benefícios das fibras para nosso organismo. Além de auxiliarem na saúde digestiva, as fibras também evitam a sensação de inchaço e a temida compulsão alimentar, pois ajudam a dar a sensação de saciedade para o organismo.

7- Propriedades afrodisíacas

Segundo o portal Mundo Boa Forma, o alimento possui propriedades afrodisíacas. A folato e vitamina B6 que estimulam a excitação.

8- Alívio de Ressaca
Também segundo o Portal Mundo Boa Forma, uma pesquisa de 2009, divulgada no Journal of Food Science, mostrou que os nutrientes encontrados no vegetal podem promover o alívio da ressaca e proteger as células do fígado das toxinas presentes no álcool.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde