Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Luz dos celulares e computadores pode levar à cegueira

Luz das telas deixa algumas moléculas do olho tóxicas e pode levar à cegueira no longo prazo

Redação iBahia • 28/08/2018 às 9:46 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Que a luz azul de celulares e computadores é uma das principais fontes de desconforto visual para os usuários, muita gente já sabe. Tanto que fabricantes começaram a incluir nos aparelhos a opção de “desligar” esse tom, principalmente para o uso noturno. A novidade agora é que o problema com a luz é pior do que se imaginava.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Toledo, em Ohio, Estados Unidos, a luz azul das telas deixa algumas moléculas do olho tóxicas e pode levar à cegueira no longo prazo.

“Estamos continuamente expostos à luz azul, e a córnea e a retina do olho não conseguem refleti-la”, diz Ajith Karunarathne, professor no departamento de bioquímica da universidade e um dos autores do estudo. "Não é segredo que a luz azul machuca nossa visão e danifica a retina de nossos olhos. Mas nosso estudo mostra como isso acontece”.

Foto: Reprodução

Ainda segundo os especialistas, a luz criam um verdadeiro veneno nos olhos humanos, que desgasta constantemente o globo ocular e gera degeneração macular, uma das causas mais habituais de cegueira nas pessoas mais velhas.

A luz azul é responsável por acelerar a formação de um retinal tóxico, que dissolve as membranas dos fotorreceptores e, com o tempo, os mata.

A degeneração acontece quando nossos fotorreceptores — células sensíveis à luz em nossos olhos — morrem, o que acontece geralmente pela ação do retinal, substância formada no processo de oxidação da vitamina.

“Essa atividade não acontece com as luzes amarela, verde ou vermelha. A toxicidade do retinal estimulada pela luz azul é universal”, afirma Karunarathne. Segundo ele, mais de dois milhões de casos de degeneração macular são descobertos nos Estados Unidos todos os anos.

Ainda para os pesquisadores, uma alternativa é utilizar óculos de sol que filtrem tanto raios ultravioleta quanto a luz azul, além de evitar usar os celulares e laptops no escuro, em especial antes de dormir. As informações são de Época.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde