Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Medidas práticas para se proteger das hepatites virais

Neste sábado (4) é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Redação iBahia • 30/07/2018 às 18:35 • Atualizada em 30/08/2022 às 14:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Neste sábado é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Existem cinco tipos diferentes da doença, que provoca inflamação no fígado: A, B, C, D e E. As três primeiras são as mais comuns no país. Nos últimos anos, os casos confirmados caíram no Brasil — de 47.901, em 2013, para 33.832 no ano passado.
— Mais pessoas estão sendo tratadas eficazmente (no caso das hepatites B e C), o que reduz o contingente infectante da doença. Há também a disponibilização de vacinas contra hepatite A e B e a melhoria do saneamento — comenta Claudio Gonsalez, infectologista.
A gravidade e a maneira de transmissão das hepatites são diferentes. As A e E são propagadas por meio de água e alimentos higienizados inadequadamente, contaminados por fezes humanas de indivíduos infectados. Já as hepatites B, C e D são de transmissão por meio de sangue e secreções (relações sexuais, transfusão de sangue e compartilhamento de utensílios de uso pessoal, tais como lâmina de barbear, alicates de cutícula, agulhas) e de mãe para filho, durante gestação ou amamentação.
A doença pode ser assintomática. Mas, alguns pacientes podem apresentar sintomas na fase inicial da doença: febre, vômitos, diarreia, dor abdominal, urina escura, fezes esbranquiçadas e mesmo olhos e pele amarelados.
— O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue. O laudo pode identificar cada vírus especificamente por meio dos anticorpos produzidos pelo organismo para combater a hepatite — explica Alberto Chebabo, infectologista.
Hepatite tem cura, mas o sucesso do tratamento depende do estágio em que a doença é diagnosticada.
— Nas formas mais leves, como acontece na maioria das vezes com as hepatites A e B, a cura vem de forma espontânea. Já nos casos do tipo C, cuja doença pode ser crônica, já existem medicamentos capazes de curar grande parte dos casos — diz Helio Torres Filho, membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.
10 passos para se prevenir:
1- Beba somente água trata e filtrada. Se for beber água na rua, evite comprar de camelôs.
2- Lave bem as mãos com água e sabão antes de comer ou preparar uma reifeição, depois de usar o banehiro, trocar uma fralda ou mexer em fezes ou lixo.
3- Cozinhe bem os alimentos, pois o calor mata os vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças.
4- Mantenha a vacianação contra a Hepatite A e B em dia.
5- Ao fazer exames médicos, como coleta de sangue, observe se os materiais são descartáveis.
6- Não compartilhe utensílios de uso pessoal como escovas de dente e lâminas de barbear ou acessórios de manucure e pedicure.
7- Use rpeservativos em todas as relações sexuais.
8- Lave frutas e folhosos em água potável corrente e deixe de molho com água sanitária.
9- Os alimentos e bebidas mais propensos a estarem contaminados com Hepatite A são mariscos, frutas, vegetais, gelo e água.
10- Realize o pré-natal e a pré-concepção, pois isso permite o tratamento precoce da mãe e do bebê.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde