Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Medo de dentista? Veja 6 técnicas que ajudam na redução da dor

Anestesia sem agulha e sedação consciente são algumas das técnicas

Redação iBahia • 23/08/2021 às 18:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Para muitas pessoas, a ida ao dentista é complicada. Dor, desconforto, cirurgias e até fobia fazem parte da rotina de pessoas com problemas dentários. Mas, com o avanço da tecnologia esse cenário pode ser alterado.

Não acredita?! Então veja só essas 6 técnicas selecionadas pelo iBahia, com a ajuda dos dentistas Júlia Torres, José Medeiros Filho e Dylton Neto, especializados em odontologia estética e ortodontia da Spazio Concept. Elas oferecem o máximo de conforto, otimização e segurança aos pacientes que ainda sentem dificuldades em cuidar da saúde bucal.

Controle rígido em relação a dor
Sabia que anestesia sem dor já é uma realidade? O injetor de anestesia computadorizada Morpheus representa o fim da dor em quase todos os casos com uma dose altamente precisa para o paciente. “O equipamento substitui o dedo do dentista no controle da velocidade de injeção e na determinação da quantidade do anestésico a ser utilizada. Além da segurança, sua alta precisão nos permite anestesiar somente os dentes que serão tratados e não os lábios, a bochecha ou a língua do paciente, trazendo muito mais conforto até depois do procedimento”, explica o dentista.

Anestesia sem agulhaOutra novidade é a anestesia sem agulha através do sistema injetor Comfort In. Ele promove uma injeção suave através de micro orifício. “O Comfort in injeta por pressão dosada, sem necessidade de uso de agulha, de forma muito eficaz em uma fração de segundo. Esse é um grande benefício para quem tem medo e fobia de agulhas, principalmente para as crianças, apesar de muitos adultos usarem”, comenta o dentista Dylton Neto.

Sedação consciente
Já para os pacientes com medo ou ansiedade na realização de tratamentos odontológicos, o destaque é a sedação por óxido nitroso. “É o que chamamos de sedação consciente”, explica a ortodontista Júlia Torres. “É uma técnica que utiliza o gás óxido nitroso (N2O) em conjunto com oxigênio com o objetivo de diminuir o desconforto, o medo e a ansiedade do paciente durante tratamentos odontológicos. Esse tipo de sedação acalma o paciente de um jeito rápido e seguro, mantendo a pessoa acordada e relaxada, podendo conversar normalmente com o profissional”, revela.

Escaneamento digital
Já imaginou a cirurgia toda planejada no computador, em um equipamento que reproduz precisamente os detalhes da boca do paciente com imagens em 3D? Através da tecnologia de escaneamento digital, a boca do paciente é escaneada e o dentista pode elaborar um guia cirúrgico, garantindo alta precisão e agilidade na realização do procedimento.

Laser
O laser Litetouch é o mais moderno equipamento para a execução de retrabalhos de forma muito segura e minimamente invasiva, sem ruídos, vibrações ou necessidade de anestesia. A tecnologia utiliza o laser de alta performance para preservar o esmalte dentário e garantir a naturalidade do sorriso ao realizar restaurações, remoção de trabalhos antigos. Além disso, o equipamento tem outras aplicabilidades clínicas nas mais diversas especialidades, pode ser utilizado na remoção dos aparelhos ortodônticos, sem tocar no esmalte, e remoção de tecidos cariados, sendo o método preferido pelas crianças.

Microscopia digital
A microscopia digital é uma ferramenta de magnificação operatória que potencializa a visão do dentista e o permite identificar estruturas que não podem ser vistas a olho nu. Ele ilumina e amplia o campo operatório, aprimora a capacidade de detectar a complexidade anatômica e suas estruturas internas e externas, gerando resultados mais previsíveis e satisfatórios.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde