Saúde

Melhora a imunidade e emagrece: tudo que você precisa saber sobre os shots matinais

De acordo com as nutricionistas Priscilla Lima e Tâmara Ferreira, os shots podem ser usados para diferentes objetivos, depende muito de quais ingredientes serão usados no preparo

Lívia Oliveira (livia.oliveira@redebahia.com.br )
- Atualizada em

Busca melhorar seus hábitos alimentares e/ou estratégias para desintoxicar o organismo? Os shots matinais podem ser ótimos aliados. Eles consistem em um espécie de sucos superconcentrados de até 150 ml - ricos em vitaminas, fitoquímicos e compostos digestivos -, que são servidos em pequenos volumes e trazem vários benefícios para o organismo. 

Os shots são feito com a mistura de alguns ingredientes como limão, vinagre, gengibre, cúrcuma, pimenta, glutamina, canela, própolis, matchá, entre outros.

Para tirar todas as dúvidas e conhecer mais sobre a bebida, o iBahia conversou com as nutricionistas Priscilla Lima e Tâmara Ferreira. Confira: 

Foto: arquivo pessoal / Tâmara Ferreira

Quando inserir os shots no plano alimentar? 

De acordo com as nutricionistas, os shots podem ser usados para diferentes objetivos, depende muito de quais ingredientes serão usados no preparo. 

"A bebida é indicada quando busca-se melhorar alguma necessidade do organismo ou potencializar o efeito natural da alimentação", acrescentou Priscilla. 

Quais benefícios eles trazem? 

- Aumenta a imunidade

- Combate os radicais livres

- Auxilia no emagrecimento saudável

- Ajuda no controle da vontade de comer doces

- Melhora a digestão

- Melhora a concentração

- Aumenta a disposição 

- Diminui a inflamação do organismo 

É preciso tomar shot todos os dias? 

Segundo as profissionais, o ideal é optar pelo  consumo diário para se obter os melhores efeitos sobre o corpo ao longo da vida. 

"Uma dica para potencializar o efeito e não enjoar é variar a composição. Você pode ter dois shots diferentes em uma semana, usar uma receita durante três dias e outra nos outros quatro dias", aconselhou Tâmara. 

Foto: reprodução / pixabay

A melhor forma de consumo é em jejum? 

Não existe regra de horário. "Os shots podem ser tomados a qualquer hora a depender da sua finalidade e do seu objetivo. Eles podem ser usados pela manhã em jejum, antes e depois do almoço, como pré-treino, no meio da tarde e até de noite", explicou Priscila. 

Vou emagrecer se tomar shot todos os dias?

Depende dos outros hábitos que você adota durante o dia. "O consumo de shot contribui para o emagrecimento quando é associado a uma alimentação saudável e equilibrada e a realização de atividade física de forma regular", detalhou Tâmara, que indicou que para esse objetivo vale apostar em shots com própolis, gengibre e açafrão - alimentos que contribuem para diminuir a inflamação das células de gordura. 

Existe contraindicação de consumo? 

As nutricionistas explicam que não há contraindicação quanto ao uso dos shots. "O que ocorre é adaptação de algumas receitas que levam em consideração a saúde atual da pessoa", contou Priscilla. 

Tamara aproveitou para reforçar a importância de buscar a orientação de um profissional de nutrição ao invés de ver uma receita na internet e copiar. "Um nutricionista vai adequar o shot a suas necessidades, objetivos e particularidades. Tem pessoas que têm alergias a alguns alimentos, como o gengibre, e é preciso fazer adaptações de ingredientes", completou. 

Sugestões de receitas shots das nutricionistas 

Reforço da imunidade - tomar manhã

100 ml de água filtrada

10 gotas de extrato de própolis alcoólico

1 limão inteiro espremido 

1 colher de chá de gengibre ralado

1 colher de chá de cúrcuma em pó

Ajuda na digestão – tomar antes do almoço 1h

Suco de 1 Limão

1 colher de chá de vinagre de maçã

1/4 xícara de Água morna

1/2 colher de chá Gengibre fresco ralado 

1 colher de chá de Cúrcuma em pó 

1 Pitada de pimenta do reino

Auxiliar o emagrecimento - tomar de manhã ou antes do treino

2 colheres de chá de vinagre de maçã

Canela em pó a gosto 

1 limão inteiro espremido

Aumentar a disposição - tomar antes do treino 

Canela em pó 

Gengibre ralado 

Pimenta caiena 

100 ml de água filtrada 

Com os ingredientes em mãos, você só precisa mexer todos com o auxílio de uma colher e consumir. 

Observação: se tiver limão na receita busque consumir com um canudo. Evite o contato direto entre o limão e o seus dentes, pois esse alimento provoca hipersensibilidade e pode prejudicar o esmalte dos dentes. 



Fontes:

Priscilla Lima - Nutricionista Clínica Funcional. CRN5 8923

Tâmara Ferreira - Nutricionista Esportista e Terapeuta. CRN5 2085