Saúde

Menos estresse: saiba como equilibrar a rotina diária

Especialista comenta quais ações são necessárias para manter uma boa saúde

Redação iBahia (redacao@portalaibahia.com.br)
- Atualizada em

As novas configurações de rotina por conta da pandemia do novo coronavírus têm aumentado o nível de estresse de muitas pessoas. Com isso, Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, afirma que o equilíbrio e a organização de tarefas é algo essencial para evitar para manter uma boa saúde nesse momento. 

“A importância da organização de tarefas, faz com que os indivíduos tenham equilíbrio nos afazeres diante do isolamento. Tenha em mente suas prioridades e mantenha um cronograma do que precisa ser feito para administrar bem as 24 horas por dia e os 7 dias por semana.”, diz Rebeca. Para ajudar nesse propósito, a especialista separou dicas de como organizar a rotina diária. Confira abaixo: 

1 - Equilibre seu tempo: Tenha em mente suas prioridades, faça um cronograma do que precisa ser feito para administrar bem as 24 horas por dia e os 7 dias por semana; 

2 - Organize uma rotina para a fase de pandemia: Programe seu horário para acordar, administre o tempo dos afazeres domésticos, tempo do expediente de trabalho, organizar os estudos das crianças, além de intervalos e descanso, que são fundamentais. E aos fins de semana, tenha atividades de descanso, como filmes e conversas em família. 

3 - Distribua funções: Você não precisa fazer tudo sozinho, às vezes é necessário mostrar que precisa da ajuda do outro;

4 - Cuide de sua saúde física: Estipule um tempo para cuidar de seu corpo. Pratique  exercícios, se alimente e durma bem;

5 - Cuide de sua saúde emocional: Converse com pessoas que te façam bem, crie metas e objetivos para cumprir e não se cobre tanto. 

6 - Cuide de sua saúde financeira: Se adeque a realidade atual, acompanhe seu orçamento mensal e evite compensar o estresse e a ansiedade em compras não necessárias. 

7 - Cuide de sua saúde mental: Evite acessar conteúdos negativos com frequência, procure boas notícias, boas leituras, bons filmes.