Saúde

Migalhas poderosas: conheça benefícios ao consumir a farinha de berinjela regularmente

Farinha de berinjela é uma ótima opção para quem precisa perder peso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar na farinha de berinjela? O vegetal que é conhecido por ter uma grande concentração de fibras, vitaminas e minerais, segundo a Taeq ganhou uma versão em forma de farinha, onde possui diversos benefícios para a saúde. Além disso, ele pode ser usado como substituto da farinha de trigo em diferentes receitas (pães, bolos, cookies e até pizzas). Confira:

Farinha de berinjela garante mais saciedade e auxilia no processo de emagrecimento

Por conter um alto teor de fibras alimentares e substâncias detox (que purificam o organismo), a farinha de berinjela é uma ótima opção para quem precisa perder peso. Além de garantir mais saciedade, ela auxilia no funcionamento do sistema digestivo pois se transforma em um tipo de gel no estômago, tornando a digestão mais lenta e auxiliando no trânsito intestinal. Outro ponto interessante é que ela apresenta propriedades prebióticas isto é, incentiva a proliferação de bactérias boas no aparato gastrointestinal.

Ajuda no controle do colesterol e do índice glicêmico

Além de contribuir para o processo de queima calórica, a farinha de berinjela é ótima para controlar o colesterol e o índice glicêmico. Por ter um alto teor de fibras que formam um gel no estômago -, ela faz com que a glicose seja liberada mais lentamente no sangue. Consequentemente, a insulina que, quando presente em altas quantidades, aumenta o estoque de gordura corporal também é liberada mais lentamente. Por conta disso, a farinha de berinjela ajuda a evitar o ganho de peso e, ao mesmo tempo, controla bem as taxas de colesterol.

Tem alto teor de antioxidantes, vitaminas B3 e C

Você sabia que a farinha de berinjela também pode ser útil para a saúde da pele e do sistema imunológico? Isso porque ela apresenta um alto teor de agentes antioxidantes (como as antocianinas), que previnem o envelhecimento precoce, têm ação anti-inflamatória, melhoram a saúde do coração e do cérebro. Além disso, essa farinha fornece uma boa quantidade de vitaminas B3 e C importantes, respectivamente, para a saúde dos sistemas cardiovascular e imunológico. Quando consumido a longo prazo, esse ingrediente fortalece o sistema de defesa do corpo e ajuda a manter o organismo em equilíbrio.