Saúde

Migalhas poderosas: conheça quatro benefícios ao consumir a farinha de uva regularmente

A farinha de uva é rica em polifenóis que são importantes no combate ao estresse e inflamação

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Já ouviu falar na farinha de uva? a fruta que é conhecida por ser rica em sais minerais como, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio, de acordo com a Taeq ganhou uma versão em forma de farinha, onde possui diversos benefícios para a saúde e que pode substituir a farinha branca em preparo de bolos, tortas e pães. 

Foto:Divulgação

De acordo com a nutricionista Carolina Xavier, a farinha é xtremamente versátil, fonte de proteínas e fibras, sem a adição de glúten, além de conter substâncias como as antocianidinas, antocianinas e resveratrol, que tem ação eficaz contra as doenças cardiovasculares. 

"A farinha de uva é rica em polifenóis que são importantes no combate ao estresse oxidativo e inflamação. Auxilia na prevenção do câncer e envelhecimento das células por ser antioxidante e combater os radicais livres. Ela é produzida a partir das cascas e sementes das uvas utilizadas para produção de suco concentrado. Segundo um estudo científico foi confirmado o seu benefício também para pacientes em tratamento de hemodiálise", completou a especialista. 

Confira quatro benefícios ao incluir a farinha de uva na alimentação:

1 - Contribui para uma pele saudável: Por ser rica em antioxidantes, o consumo regular da farinha de uva pode ajudar a manter sua pele saudável e bonita. No combate aos radicais livres, a estrutura celular da pele tem uma melhora significativa, impedindo as doenças de pele que podem surgir com o excesso da exposição ao sol, por exemplo.

2 - Diminui os níveis de colesterol: A quantidade de flavonoides encontrado na farinha de uva, ajuda a controlar os níveis do colesterol, diminuindo o LDL, chamado de colesterol "ruim" e aumentando o "bom", o HDL, fazendo com que tenha também uma atuação benéfica em prol da saúde cardiovascular.

3 - Fornece energia: Para os praticantes de atividades físicas regulares, a farinha de uva, por ser rica em carboidratos, ajuda a aumentar os níveis de energia do nosso organismo, aumentando a disposição para encarar as práticas e até outras atividades cotidianas. A farinha pode ser utilizada num pré ou pós treino.

4 - Previne o diabetes: Com baixa quantidade de frutose em sua composição, a farinha de uva pode ser uma boa opção para quem deseja controlar as taxas de glicose no sangue. Por possuir uma absorção lenta e gradativa, a farinha de uva evita um pico de insulina, ajudando a controlar o diabetes.