Saúde

'Mil e uma utilidades': conheça os benefícios de consumir chá de noz-moscada

A bebida atua como detox e é fonte de diversas vitaminas e minerais

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Gosta de tomar chá? Se sim, você precisa colocar o chá de noz-moscado na sua lista de opções, pois ele é altamente nutritivo e possui propriedades medicinais. A bebida atua como detox e é fonte de diversas vitaminas e minerais. O portal Taeq preparou uma lista de benefícios de consumir este chá. Confira: 

Ação detox e antioxidante: o chá é fonte de vitaminas A e C, por isso ele tem ação antioxidante, que fortalece a imunidade e previne o envelhecimento precoce. Além disso, o chá de noz-moscada tem ação detox no organismo - ou seja, ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

Melhora a insônia e a ansiedade: de acordo com os profissionais de nutrição do Taeq, uma xícara deste chá à noite é o suficiente para relaxar e driblar os sintomas da insônia, ansiedade ou estresse. 

Aliado da digestão e "inimigo das cólicas":  ele possui propriedades anti-inflamatórias, ajuda a relaxar os músculos e a acalmar o intestino - sendo ótimo para tratar problemas de digestão. Por isso, essa bebida é muito indicada para amenizar possíveis dores e desconfortos na região abdominal. 

Ajuda no tratamento de problemas de respiração: a bebida possui propriedades medicinais que ajudam a tratar problemas como asma, congestão nasal e tosse. Por isso, a nossa dica é investir nessa bebida para se recuperar de possíveis resfriados e manter a imunidade sempre fortalecida.

Como fazer o chá 


Ingredientes:

- 500 ml de água

- 1 colher de chá cheia de noz-moscada ralada

- Mel a gosto

Modo de preparo: 

Você deve começar ralando a noz-moscada (para não perder os nutrientes do alimento, o ideal é que isso seja feito na hora do preparo). Em seguida, ferva a água, desligue o fogo, jogue a noz-moscada ralada e deixe em infusão por 5 minutos. Depois é só coar a bebida, acrescentar o mel (opcional)