Saúde

Mito ou verdade: o consumo de açúcar causa diabetes

Segundo a Organização Mundial Da Saúde (OMS), 1 em cada 11 pessoas no mundo tem diabetes e esse número só cresce

Redação Dino

A diabetes é uma doença preocupante para a maioria das pessoas, principalmente idosos. Segundo a Organização Mundial Da Saúde (OMS), 1 em cada 11 pessoas no mundo tem diabetes e esse número só cresce. Só no Brasil houve um aumento de 60% do diagnóstico da doença e seu custo de tratamento deve dobrar até 2030. Mas a verdade não é uma resposta tão simples, pois a diabetes tipo 1 é causada por fatores genéticos e outras causas ainda desconhecidas. Já a diabetes tipo 2 é causa por fatores genéticos e estilo de vida, além de estar acima do peso, contribuir para o risco de desenvolvimento do tipo 2.

Agora a maneira de evitar e prevenir a diabetes tipo 2 é reduzindo o consumo de bebidas açucaradas. Para ter uma margem da quantidade normalmente consumida diariamente, é necessário pensar como exemplo uma garrafinha de 600 ml de refrigerante. Nela há entre 60 e 70 g de açúcar e isso equivale a 13 pacotinhos de açúcar de sache. A dose máxima de açúcar por dia é de 6 colheres de chá (1 colher de chá = cerca de 4g), essa quantidade corresponde à necessidade média de energia de um adulto cuja atividade é moderada.

Entretanto, a dose recomendada de açúcar por dia não inclui os açúcares contidos nos frutos, se eles forem consumidos por inteiro. Para manter uma dieta saudável, é melhor dar preferência à ingestão de alimentos de origem natural, já que teor de fibra e água nesses alimentos ajudam a limitar a absorção de açúcar. Também é indicada a substituição de açúcares refinados por opções menos industrializadas e com mais benefícios, como:


Mel de Abelha: tem uma composição mais complexa e o corpo gasta mais energia para digerir o mel comparado a outros açúcares, por isso seu ganho calórico é menor.


Xilitol: ele é produzido a partir do álcool obtido de frutas, vegetais, cogumelos e até mesmo algas marinhas. Tem o índice glicêmico baixo e o poder de adoçar semelhante ao açúcar.

Açúcar Mascavo: é obtido da cana-de-açúcar, sendo um estágio anterior do açúcar branco, não passando pelo refinamento. Da mesma forma, seu consumo deve ser moderado, ainda que possua nutrientes que o açúcar refinado não apresenta.