Saúde

Mude os hábitos: nutricionista explica como substituir a carne animal do cardápio

Aproveite o início da semana para melhorar seus hábitos alimentares

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer começar a semana com o "pé direito"? Você pode aproveitar o início da semana para fazer ajustes na alimentação. Uma opção é reduzir o consumo de carne nas suas refeições. Para te ajudar nessa "missão", a nutricionista Jessica Santos, da empresa Superbom, separou algumas dicas. Confira: 

Lentilhas de almôndegas, cenouras, ervilhas e batata (Foto: reprodução / Pixabay)

Começar aos poucos: a melhor forma do organismo se acostumar com a nova alimentação é mudar gradualmente, começando por um dia da semana. “Quando tentamos introduzir novos costumes na rotina bruscamente há maior chance de não nos adaptarmos e desistirmos”, explicou a especialista. 

Substituições: “carnes 100% plant-based que imitam a carne animal, além de serem enriquecidas com nutrientes, são algumas opções de alimentos que podem ajudar no novo hábito alimentar sem abrir mão do sabor e da nutrição”, sugeriu.


Ter refeições mais equilibradas: a nutricionista comenta que o consumo equilibrado de verduras, grãos, frutas e, principalmente, leguminosas, pode ser suficiente para suprir os nutrientes da carne.

Comer com moderação: para quem está acostumado a comer em grandes quantidades, reduzir as porções de comida aos poucos também ajuda a estabelecer o novo hábito. Outra dica é se alimentar nos horários certos, estabelecendo uma rotina. “Com isso, a pessoa evita a ingestão exagerada de alimentos quando for comer e até dos famosos snacks entre uma refeição e outra”, explica.

Preparar as refeições: outra dica é montar o próprio cardápio e até deixar marmitas prontas para a semana, tornando as refeições mais práticas durante o dia a dia. “Além disso, o hábito de cozinhar a própria comida ajuda na descoberta desse novo paladar e na criação de pratos diferentes de acordo com o gosto pessoal de cada um”, finalizou.