Saúde

Muito além da camisinha furada: saiba quais erros causam uma gravidez indesejada

Existem várias situações que podem expor o casal a uma gravidez inesperada

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)


É possível engravidar sem querer? Sim, assim como a novela 'Amor de Mãe' abordou a gravidez de uma personagem após usar camisinhas furadas, existem situações que podem expor o casal a uma gravidez inesperada.

Em entrevista ao UOL, a ginecologista e obstetra holística Debora Rosa explicou que as situações mais comuns de gravidez acidental são não perceber que a camisinha estourou; esquecer de tomar a pílula anticoncepcional na hora certa e transar sem camisinha; e acreditar na eficiência do coito interrompido.

Foto: Antonio Guillem / SHUTTERSTOCK
A especialista listou os deslizes que podem contribuir para uma gravidez. Confira:

1- Guardar camisinha de forma inadequada ou não verificar a validade, de acordo com uma matéria do UOL, a camisinha não deve ficar em ambientes quentes, pois isso altera o material do preservativo;

2- Não perceber que a camisinha está furada;

3- Continuar transando após a camisinha estourar ou sair;

4- Esquecer a pílula anticoncepcional, ficar sem tomar algum dia ou tomar cada dia em um horário são riscos;

5- Coito interrompido (tirar o pênis antes de ejacular), não é só na ejaculação que há espermatozoides - o fluído de lubrificação da uretra, que sai antes da ejaculação também engravida;

6- DIU (dispositivo intrauterino) sair do lugar.

7- Colocar espermicida (líquido que aniquila espermatozoides) dentro da vagina antes do sexo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o coito interrompido e o espermicida são os métodos menos eficazes para evitar gravidez (a cada 100 mulheres 30 ficam gravidez ao ano).