Saúde

Muito mais que prazer: veja os benefícios de praticar pompoarismo regularmente

A técnica fortalece a musculatura íntima e ainda eleva o autoconhecimento corporal e sexual

Lívia Oliveira (liviaoliveira.ibahia@gmail.com)

Quer acabar com falta de lubrificação, flacidez ou desconforto durante as relações sexuais? Praticar pompoarismo pode ser a solução. De acordo com a  psicóloga e terapeuta de casal Juliana de Oliveira, essa técnica fortalece a musculatura íntima da mulher e traz vários benefícios para saúde.

O pompoarismo é baseado em exercícios que estimulam a contração do períneo e da vagina. "Ele pode ser realizado a partir de movimentos de contração e relaxamento do assoalho pélvico, que podem ser feitos de forma livre ou com o uso de objetos específicos", explicou Juliana.

Foto: Reprodução / Shutterstock
A especialista contou que o pompoarismo também pode ser realizado por homens, mas os benefícios são diferentes dos alcançados pelas mulheres. Em homens, os movimentos só pode ser feito com o ânus. "A técnica aumenta a irrigação sanguínea na região anal e facilita o controle do reto", afirmou Juliana.

Vale lembrar que o pompoarismo assim como qualquer técnica precisa de orientação profissional. A evolução da prática e os resultados acontecem de forma processual.

Como fazer pompoarismo

Os movimentos de contração exercitam os músculos vaginais, conhecidos popularmente por "anéis" musculares do interior da vagina. Embora não existam "anéis" imagine que o primeiro esteja localizado logo na entrada da vagina, esse tem uma força maior. Já os dois últimos, no meio e no fim do canal vaginal, próximo ao útero, têm menor força de contração. O ideal é que você consulte um especialista para te indicar os exercícios com base em suas individualidades.

Exercícios básicos de pompoarismo, que provavelmente você conheça, são o movimento de interromper o xixi e inserir na vagina o dedo indicador ou médio (higienizado) e apertá-lo. A mulher deve repetir dez vezes, descansar 15 segundos e repetir mais duas vezes - uma vez por dia. Independente de qual seja o exercício, você precisa controlar a respiração,  inspirar e expirar de forma correta.



Benefícios

Foto: Shutterstock
1- Ameniza a dor ou desconforto durante a penetração;

2- Regula a lubrificação vaginal;

3- Aumenta o controle da região pélvica;

4- Aumenta  fricção entre pênis e vagina;

5- Restabelece o tônus vaginal, pois fortalece a musculatura da vagina;

6- Aumenta a sensibilidade genital;

7- Melhora o funcionamento do intestino;

8- Ajuda a alcançar ou intensificar o orgasmo;

9- Diminui os sintomas da menopausa;

10- Ajuda na preparação do parto;

11- Eleva o autoconhecimento corporal e sexual.