Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Mulheres abaixo do peso têm maior risco de menopausa precoce

Menopausa provoca diversas mudanças no metabolismo: o colesterol ruim aumenta, o bom diminui

Redação iBahia • 09/11/2017 às 8:25 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Foto:Reprodução/Ana Branco
Ser muito magra pode trazer prejuízos para a saúde da mulher. As que estão abaixo do peso ou que já estiveram assim durante a adolescência e em meados dos 30 anos têm grande risco de ter menopausa precoce, caracterizada quando a mulher começa o processo antes dos 45 anos. Esse é o resultado de um estudo divulgado no “Human Reproduction”, jornal da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.
— A menopausa provoca diversas mudanças no metabolismo: o colesterol ruim aumenta, o bom diminui. A mulher começa a acumular mais gordura no abdômen e também a perder massa óssea. Quem começa essa fase mais cedo tem um risco maior de osteoporose e problemas cardíacos — explica Ruth Clapauch, diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
Mulheres abaixo do peso aos 18 anos tiveram um risco 50% maior de ter menopausa precoce se comparadas às magras ou com peso normal. Já aquelas cujo índice de massa corporal é menor que 18,5kg/m² aos 35 anos, tiveram um risco 59% maior que as outras. As que foram muito magras em qualquer idade possuem risco 30% maior de antecipar a menopausa se comparadas àquelas com peso normal.
Problema para engravidar
A menopausa precoce também afeta a capacidade da mulher de engravidar.
— Cerca de um ano antes de a menopausa chegar, ocorre uma diminuição da produção de óvulos. Esse estoque mais reduzido vai levar a mulher à infertilidade — afirma Marcio Coslovsky, especialista em reprodução humana e diretor da clínica Primordia.
A recomendação é que mulheres que tenham um peso muito baixo procurem orientação médica caso queiram engravidar no futuro:
— Se ela quiser ser mãe, vai ter que mudar o plano de vida. Quanto antes tentar engravidar de modo natural, melhor. Outra opção é congelar os óvulos se ainda tiver algum.
A menopausa precoce também pode ser causada por excesso de exercícios físicos ou ser uma condição genética herdada da mãe (que também entrou na menopausa mais cedo).

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde