Saúde

Mutirão oferece 200 exames e atendimentos gratuitos em Piatã

Distribuição de senhas para as consultas e os exames será a partir das 6h

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A catarata é a principal causa de cegueira no Brasil, quase 50% dos casos, seguida do glaucoma, com 15%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para prevenir essas doenças, acontece o Mini mutirão de Glaucoma e Catarata que vai atender 200 pessoas, gratuitamente, na manhã do próximo domingo (23/09), no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede da Fundação Lar Harmonia, em Piatã.

Entre às 7h e 14h do domingo, 200 pessoas devem ser atendidas no mutirão de Glaucoma e Catarata, que será realizado o Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede da Fundação Lar Harmonia, no bairro de Piatã.

 A distribuição de senhas para as consultas e os exames será a partir das 6h e o atendimento médico, das 7h às 14h. Homens e mulheres acima de 40 anos ou pessoas a partir de 20 anos, com casos das doenças na família, serão atendidas. Os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento especializado. 

Os interessados devem levar originais e cópias do RG, comprovante de residência e Cartão do SUS de Salvador. A ação é uma realização da Fundação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Clínica Clivan. Já a realização de exames oftalmológicos gratuitos é uma ação do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) com a rede supermercadista GBarbosa e será realizada na terça-feira (25), na loja GBarbosa Cabula, das 7h às 17h. 

Serão distribuídas 360 fichas e o atendimento será por ordem de chegada. Os interessados em participar devem ter acima de 30 anos e apresentar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS de Salvador. Os pacientes identificados com catarata serão encaminhados para tratamento na clínica Oftalmodiagnose.