Saúde

Não sabe o que levar para comer no Enem? veja alguns alimentos que ajudam na concentração

Para quem gosta de levar chocolate para comer na prova, a nutricionista recomenda os amargos e meio amargos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Vai fazer Enem e não sabe o que pode comer antes e durante o exame? Segundo a revista Cláudia, a alimentação no dia da prova é um dos motivos que pode ajudar ou atrapalhar no desempenho do teste. Alimentos que possuem carboidratos é uma das opções para levar no dia. 

Foto:Reprodução

De acordo com a nutricionista Gabriela Cilla, antes do Enem, mesmo se com o nervosismo você tiver dificuldade para comer. É muito importante fazer uma boa refeição balanceada antes do exame para não ter desconfortos por comer muito e nem sentir muita fome nas várias horas de prova. 

“Antes de momentos como esse, o ideal é priorizar o consumo de carboidratos. Eles são a principal fonte de energia e ajudam a manter a atividade do cérebro, aumentando o foco”, explica.

Segundo a especialista, macarrão ou arroz integrais são boas opções. “O ideal é sempre combinar com uma fonte de proteína, como filé de frango ou molho a bolonhesa, por exemplo e uma salada. Quem é vegetariano deve investir nos vegetais verdes escuros, ricos em vitaminas K e D, que também estimulam a memória e cognição”.

Já durante o Enem, Gabriela recomenda levar alguns lanchinhos práticos para não perder tempo das questões e que saciem rápido, para não ficar beliscando toda hora. Como um sanduíche natural com pão integral por exemplo.

“Se preferir lanches menores, você pode optar por chips de vegetais, como mandioca, cenoura ou batata doce, que têm bem menos sal que os salgadinhos industrializados comuns, iogurte ou saladas de frutas”.

Para quem gosta de levar chocolate para comer no meio da prova, a nutricionista recomenda os amargos e meio amargos que possuem menos açúcar e gorduras trans. Pois o ao leite dão energia por pouco tempo e causam sonolência.