Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Não vacile: saiba o que fazer para não ganhar peso no inverno

Estação fria do ano mexe com o metabolismo do nosso corpo

Redação iBahia • 02/07/2020 às 20:01 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Você sente que ganhou peso no inverno? A mudança na duração dos dias, que ficam mais curtos e nublados, podem desequilibrar substâncias químicas no cérebro que afetam o humor, sono e a disposição.
Para não deixar "cair em tentação", é possível seguir algumas dicas e tomar os cuidados necessários para evitar o ganho de peso, veja as dicas para seguir à risca e se manter bem com a balança.
· Pense nessas três perguntas: Estou com fome ou estou com sede? estou com fome ou entediado? Estou com fome ou apenas cansado dos dias escuros de inverno?
. A mudança da estação não significa que sua alimentação deve ser baseada em carboidratos, açúcares e gorduras. Sopas de abóbora e de feijão, legumes assados e proteínas magras grelhadas são boas opções
· Experimente um chocolate quente sem açúcar e com leite magro
• Um café da manhã equilibrado e com boas fontes de proteína (ovos, queijo branco), ajuda a manter a fome durante o dia.
· Evite pular refeições
· Sempre que possível tome sol
·Como em outras épocas do ano, é importante manter a prática de exercícios físicos diários. Tente encontrar uma atividade que goste, para ter maior probabilidade de permanecer ativo durante os meses de inverno.
· Não beber água pode ser outro problema. Estar um pouco desidratado pode imitar a sensação de fome, fazendo com que você procure comida quando realmente é água que seu corpo precisa. Mas o baixo consumo de água não causa apenas ganho de peso, como também provoca fadiga.
· Beba mais chá verde, pois os polifenóis, especialmente as catequinas, podem estimular a produção e a atividade de células específicas associadas ao combate aos vírus, comuns nesta estação.
· Encontre outras fontes de conforto para quando estiver estressado que não envolva comida:
• Converse com um amigo
• Brinque com seu animal de estimação
• Beba uma xícara de chá

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde