Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

No dia de combate à hipertensão, entenda a doença e previna-se

Embora 95% das causas de hipertensão não sejam definidas, há fatores que contribuem para o agravamento como a obesidade

• 26/04/2016 às 9:08 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Silenciosa e imprevisível — podendo atingir até adolescentes —, a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, atinge cerca de 30% da população brasileira e é responsável por 40% dos enfartes, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Nesta terça-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o cardiologista e presidente da associação, Mario Fritsch Neves, alerta para a necessidade de entender melhor a doença e se prevenir.
Foto: Divulgação
"É uma doença comum e leva a duas das principais causas de morte no país, o derrame e o enfarte. A prevenção pode aumentar não só a expectativa de vida como também a qualidade, já que, mesmo quando essas doenças não matam, podem deixar sequelas, como paralisias e insuficiência cardíaca", explica.
Segundo o médico, é importante tentar um diagnóstico precoce, feito a partir da medição da pressão arterial: "O paciente deve pedir isso ao médico. Exames de glicose e colesterol também podem ajudar no diagnóstico".
Embora 95% das causas de hipertensão não sejam definidas, há fatores que contribuem para o agravamento como obesidade, falta de atividade física, dieta com exagero no sal e fatores genéticos. "Além do tratamento com medicamentos, a mudança de estilo de vida é fundamental para o bom controle da pressão arterial. As principais medidas são atividade física regular, dieta saudável e balanceada com menor quantidade de sódio, parar de fumar e evitar o consumo de álcool", diz o presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro, Ricardo Mourilhe.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde