Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Nove motivos para você começar a comer berinjela hoje

Esse vegetal é rico em nutrientes que garantem o bem-estar do organismo

Redação iBahia • 18/09/2019 às 21:42 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quer emagrecer ou adotar hábitos saudáveis? Você precisa conhecer os benefícios da berinjela. Esse vegetal - que pode ser consumido recheado, assado, refogado, em forma de lasanha e até como chips - é rico em nutrientes que garantem o bem-estar do organismo e ainda contribui para o emagrecimento saudável.

A berinjela é rica em antioxidantes, fibras, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo.

Para que você entenda as vantagens de consumir esse vegetal regularmente, as nutricionistas Anete Mecenas, que é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ, e Bianca Sermarini, ambas da Taeq, prepararam um lista com os principais benefícios da berinjela para saúde. Confira:

Foto: reprodução

1 - Fortalece os ossos: o vegetal é rico em minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio que atuam no organismo garantindo o bem-estar dos músculos, ossos e dentes.

2- Emagrece: uma única xícara de berinjela apresenta em torno de 8% de fibra dietética, sendo uma excelente fonte de fibras, o que por sua vez auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Além disso, esse vegetal tem a vantagem de conter poucas calorias.

3- Ajuda a controlar a glicemia: com pouca quantidade de carboidratos e fonte de fibras alimentares, a berinjela se torna uma poderosa aliada para controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo e ajudando no tratamento de pessoas diabéticas.

4- Ajuda na saúde da pele: a presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

5- Fortalece o sistema imunológico: o vegetal também é rico em vitamina C, nutriente responsável por deixar o nosso corpo livre de gripes, resfriados e alergias causadas pela mudança de tempo.

6- Atua na prevenção de diversos tipos de câncer:
a casca da berinjela apresenta um potente antioxidante chamado Nasunin que atua no organismo, estimulando a formação de novos vasos e a melhora do suprimento sanguíneo, o que por sua vez contribui para prevenção de diversos tipos de cânceres.

"É importante salientar que as pesquisas científicas que foram feitas com a berinjela, algumas foram positivas e outras não obtiveram resultados satisfatórios, por isso, você precisa consumi-la com uma dieta saudável." ressalta a nutricionista Anete Mecenas.

7- Reduz os níveis de colesterol: por ser rica em fibras alimentares, a berinjela também se torna uma aliada para diminuir os níveis de colesterol no sangue e deixando o coração mais saudável. Vale ressaltar que o vegetal também é livre de gorduras saturadas que são prejudiciais ao músculo cardíaco.

Leia mais:



8- Regula o intestino: segundo Bianca, a berinjela também é rica em fibras alimentares, que garantem a saciedade e fazem com que o intestino exerça a função de maneira correta.

9- Aliada do coração: a berinjela traz diversos benefícios para o coração. Devido a presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e consequentemente uma melhora do fluxo sanguíneo, prevenindo também o estresse oxidativo.

Fonte:

*Taeq

Anete Mecenas - Nutricionista especialista em alimentos funcionais, nutrição esportiva e nutrigenômica.

Bianca Sermarini - Nutricionista especializada em Nutrição Funcional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde