Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Nove razões para não tirar a ervilha do seu prato

'Parente' do feijão, grãos tem valores nutricionais semelhantes

Redação iBahia • 17/10/2019 às 16:55 • Atualizada em 29/08/2022 às 21:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Você gosta de ervilha? O grãozinho verde é utilizado em diversos pratos, mas também costuma ser deixado de lado em algumas ocasiões pelas pessoas com maiores restrições de alimentação. No entanto, é um alimento rico em alguns nutrientes e que faz bem à saúde.

Isso porque o grão possui valores nutricionais semelhantes aos do feijão e pode ser uma alternativa para variação no cardápio.

Foto: divulgação


Confira abaixo nove benefícios da ervilha, selecionados por profissionais da Taeq, para a sua saúde:
Fibras alimentares
Possui grandes quantidades de fibras solúveis e insolúveis. Enquanto as primeiras ajudam a controlar os níveis de glicemia e colesterol no sangue, as insolúveis auxiliam no funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, essas fibras proporcionam a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso corporal.

Desacelera o envelhecimento celular
Também é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento celular precoce e previnem o surgimento do câncer.

Previne a anemia
Dentre os minerais presentes no grão, encontramos o ferro, já conhecido por aumentar o número de glóbulos vermelhos no sangue.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Uma das funções do potássio, encontrados no alimento, é dilatar os vasos sanguíneos, aliviando a hipertensão arterial e evitando outras doenças cardiovasculares.

Fortalece o sistema imunológico
A ervilha possui zinco, que é importante para a síntese de células imunológicas e para defesa contra vírus, bactérias e fungos.

Mantém a beleza dos cabelos e unhas
Em sua composição ainda há o enxofre, importante para saúde dos cabelos e unhas pois é matéria prima para a sintetização da queratina e do colágeno, substâncias que embeleza respectivamente os cabelos e as unhas.

Ajuda na cicatrização da pele
A vitamina E encontrada na composição da ervilha atua na formação de colágeno, como mencionado acima, e assim favorecer a cicatrização da pele, pois ajuda na formação de fibras elásticas .

Reduz o estresse
Outro componente é a vitamina C, que é eficiente contra o estresse pois melhora o humor estimulando a produção do triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar.

Melhora a saúde ocular
A ervilha ainda possui vitamina A, que se é necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, é antioxidante e por isso protege os olhos dos radicais livres, evitando a degeneração precoce dos olhos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde