Saúde

Nutrição e saúde: confira cinco benefícios ao consumir a cenoura roxa na alimentação

Cenoura roxa também auxilia na perda de peso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que tal inovar na alimentação? A cenoura roxa é uma ótima opção. Além dela ser nutritiva e saborosa, também é rica em vitaminas e potássio, que são essenciais para o organismo. Pensando nisso, a Taeq separou cinco benefícios ao consumir o vegetal regularmente. Confira:

Cenoura roxa é fonte de antocianina, importante antioxidante

Enquanto a cenoura laranja é fonte de betacaroteno, antioxidante responsável pela pigmentação alaranjada do alimento, a cenoura roxa possui a antocianina, antioxidante que concede a coloração arroxeada. Para quem não sabe, essas substâncias ajudam a fortalecer a imunidade, têm efeito anti-inflamatório e ainda contribuem para o funcionamento do sistema cardiovascular.

Tubérculo ajuda na perda de peso

Por ser fonte de vitaminas (A e C, por exemplo) e fibras, a cenoura roxa também auxilia na perda de peso. De acordo com pesquisadores, essas vitaminas ajudam a combater o acúmulo de gordura, pois atuam acelerando o metabolismo. As fibras alimentares, por sua vez, garantem mais saciedade (permitindo que você coma porções menores, em espaços de tempo mais curtos). 

Cenouras roxas são aliadas da saúde da visão, ossos, dentes e pele

A vitamina A presente nas cenouras roxas também é fundamental para a saúde da visão, sabia? Ela protege a retina e previne a degeneração macular, auxiliando a manter os olhos sempre saudáveis. Além disso, essa vitamina ajuda a fortalecer os ossos, dentes e também faz bem para a pele.

Ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

Para controlar os níveis de glicose no sangue é muito importante manter uma dieta regrada, com diferentes tipos de vegetais. A cenoura roxa, em especial, é fonte de antioxidantes, fibras e não possui amido em sua composição. Por isso, ela é muito indicada para a dieta de diabéticos, justamente por ajudar a manter os níveis de glicose no sangue normalizados.

Contribuem para a diminuição do colesterol ruim

Muita gente não sabe, mas as cenouras também combatem o colesterol ruim (LDL). Isso porque elas ajudam o fígado a eliminar toxinas e gorduras, o que auxilia diretamente no controle do colesterol do corpo. Uma boa dica para quem quer ter um estilo de vida saudável é incluir na dieta sucos detox de cenoura, limão, gengibre e outros vegetais, assim, você mantém o colesterol sob controle e ainda traz benefícios para pele, olhos e coração.