Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Nutricionista ensina como higienizar as frutas da forma correta

Ação pode resultar em uma alimentação mais saudável e livre de sujeiras

Redação iBahia • 10/01/2019 às 21:31 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Basta uma rápida pesquisa na internet para perceber que aparecem, entre os resultados, diversas formas de higienizar frutas. Água corrente ou sanitária, bicarbonato de sódio e vinagre são algumas das opções e o que não faltam são dicas, das mais mirabolantes até as mais simples. Mas, como saber se estamos realmente lavando as frutas da forma correta? A higienização é fundamental para garantir uma alimentação mais saudável e livre de sujeiras.
A nutricionista Karen Alves, explica que há apenas uma forma de lavar os alimentos: “existe uma única maneira de higienização das frutas, sendo essa em imersão em água sanitária e retirada do produto com água corrente. O que demanda a diferenciação é apenas o tempo em que devem ficar de molho. Cada marca de hipoclorito trabalha com um tempo de imersão, que deve ser respeitado para uma eficácia adequada da substância”, explica.
É preciso ficar atento a algumas questões: deve estar sinalizado na embalagem do produto que é próprio para o uso em alimentos, além de estar registrado junto ao Ministério da Saúde. “É um composto alvejante à base de cloro e, com ele, é possível remover insetos, sujidades e demais matérias presas aos alimentos. O que irá determinar sua ação, será a quantidade adequada de uso no momento da diluição. Algumas frutas, por exemplo, como pêssego, ameixa, kiwi, morango e nectarina são mais sensíveis e, portanto, demandam menor quantidade para que não haja deterioração”, destaca Karen.
A nutricionista também explica procedimento que pode ser adaptado np ambiente doméstico. Confira:
  • Seleção das melhores frutas, aquelas que não se encontram com partes deterioradas;
  • Imersão em água com hipoclorito, respeitando o tempo de imersão de 10 à 15 minutos;
  • Higienização em água corrente, para retirada da solução clorada;
  • Processo de secagem natural, em sala refrigerada.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde