Saúde

Nutricionista lista 5 opções saudáveis que não podem faltar na sua bolsa

Opções de frutas secas: damasco, ameixa seca, uva passa, banana passa, tâmaras, abacaxi e maçã

Agência O Globo
- Atualizada em

Segundo a consultora Liv+, nutricionista e coaching Nara Araújo, o maior erro que se pode cometer é sentir fome e não ter em mãos algo saudável por duas razões. Com fome, a pessoa tende a não pensar muito, perde o poder de decisão e escolha e acaba comendo o que vê pela frente, o que na rua, em geral, são salgadinhos, biscoitos e doces. O ideal é se planejar e ter sempre em mãos algo para comer e que seja saudável, prático e não estrague com facilidade.

Foto: Divulgação

O segredo é planejamento e organização sempre. E para facilitar sua vida, a nutricionista listou 5 opções de alimentos que não podem faltar na bolsa e que salvam nos momentos em que a fome bater:

1. Oleaginosas: são excelentes opções para se ter na bolsa. São práticas, não precisa descascar, lavar, cortar e não estragam com facilidade. Nutricionalmente, são ricas em gorduras boas como os ômegas 3 e 9, fibras, nutrientes essenciais para nosso corpo como vitaminas E, selênio e zinco, além de compostos fenólicos que agem como antioxidantes no nosso organismo. Não precisa ter medo só porque são calóricas. Precisamos da gordura e o segredo é quantidade e qualidade. 

Algumas opções: amêndoas, nozes, castanha do Pará, macadâmia, castanha de caju, noz pecã e pistache.

2. Frutas secas: são uma ótima opção já que têm maior prazo de validade (em geral seis meses) e não precisam de refrigeração. São ricas em fibras,Vitaminas A, do complexo B e sais minerais. Uma grande vantagem das frutas secas é que no processo de desidratação elas concentram mais seus açúcares naturais ou seja elas ficam mais doces, o que é ideal para aquelas pessoas que amam um docinho. Mas, cuidado! Nada de comer a vontade. 

Opções de frutas secas: damasco, ameixa seca, uva passa, banana passa, tâmaras, abacaxi e maçã. 

3. Sementes: são excelentes no quesito praticidade, sabor e nutrientes. Recomendo duas opções para ter em mãos sempre: semente de abóbora e girassol. A semente de abóbora você deve comprar sem casca e sem sal. É muito saborosa, rica em vitamina E, magnésio (que melhora sintomas de ansiedade e TPM), riquíssima em fibras e é vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina, que contém na semente e auxilia na prevenção e tratamento da depressão por conter triptofano.

4. Frutas: têm os mesmos benefícios das frutas secas, porém têm maior teor de água. A desvantagem é que não dá para esquecer dentro da bolsa, pois estragam facilmente. Planeje-se e se organize para levar pelo menos uma fruta in natura. Se for banana, maçã ou pêra pode levar inteira e só deixar em um pote para não amassar. Se for mamão, melão, melancia, abacaxi, manga, morango ou uva, você porciona já na quantidade certa que vai consumir, deixa em um potinho e leva. Lembre-se: se estiver muito calor, estas últimas que vão já cortadinhas devem ficar um tempo na geladeira.

5. Barrinhas: estas ficaram de propósito como última opção, pois a prioridade é comer comida de verdade e evitar sempre que possível os industrializados. Mas, é claro que sempre há boas opções no mercado e que podem ser usadas aliadas a uma alimentação balanceada. Sugestões de marcas que usam poucos ou nenhum aditivo químico, açúcar e gordura: Bio2 organic, Hart´s, Levittá sementes, love e mixednuts. Elas são mais caras do que as convencionais, mas como disse antes, não recomendo consumir diariamente e sim variando com alimentos já citados acima.