Saúde

Nutritiva e saborosa: conheça quatro benefícios ao consumir a fruta uvaia na alimentação

Fruta estimula a produção de melanina e retarda o envelhecimento dos fios de cabelo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar na fruta uvaia? Cultivada em algumas regiões específicas da América do Sul, ela se destaca pelo alto teor de vitamina C e por auxiliar no processo de emagrecimento. A fruta é também indicada no tratamento de tumores, malária, processos inflamatórios e doenças cardiovasculares. Pensando nisso, a Taeq listou quatro motivos para consumir a uvaia na alimentação. Confira:

Uvaia ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Assim como a laranja, o limão e outros alimentos ricos em ácido ascórbico, a uvaia é rica em vitamina C e deve ser consumida com frequência. Afinal, a presença do nutriente faz com que a fruta seja uma ótima aliada do sistema imunológico, fortalecendo o corpo contra gripes e resfriados e contribuindo com boas doses de energia.

Fruta é fonte de betacaroteno, substância que estimula a produção de colágeno

Justamente por ser um alimento com a pigmentação amarelo-alaranjada, a uvaia é uma excelente fonte de betacaroteno. Graças à substância, a fruta ajuda a estimular a produção de colágeno, proteína responsável por dar sustentação às nossas células e auxiliar na formação de ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e até mesmo a pele. O betacaroteno também fortalece o sistema imunológico, aumenta a imunidade e tem ação antioxidante no organismo.

Fruta também reúne benefícios da vitamina A

Fonte de vitamina A, a uvaia é indispensável para os que desejam garantir um bronzeamento saudável. Ela estimula a produção de melanina (principal pigmento natural do corpo) e retarda o envelhecimento dos fios de cabelo. A presença de vitamina A também ajuda a melhorar a visão noturna, mantém o o corpo protegido contra a ação de radicais livres e auxilia no desenvolvimento do tecido da pele.

Chá de folhas de uvaia pode combater hipertensão e colesterol alto

Além das propriedades da fruta, as folhas da uvaia também podem ajudar a controlar as taxas de colesterol alto e "ruim" (LDL) no organismo e são boas aliadas para quem sofre com problemas de hipertensão. Basta separar duas folhas frescas da fruta, preparar uma xícara de chá e tomar pelo menos duas vezes ao dia.