Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Nutróloga explica como comer alimentos calóricos e manter a forma

"Qualquer alimento calórico pode ser liberado uma ou duas vezes na semana", alerta a especialista

Redação iBahia • 15/06/2020 às 19:01 • Atualizada em 31/08/2022 às 13:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Com a quarenta por causa da pandemia da Covid-19, manter uma alimentação saudável se tornou um desafio ainda maior. Massas, doces e frituras têm sido o refúgio das emoções durante o isolamento social. Mas, a nutróloga Nívea Bordin, da Clínica Leger, garante que não precisa se desesperar quando furar a dieta.
A especialista explica que é possível comer doces, pães e massas, sem peso na consciência. "Qualquer alimento calórico pode ser liberado uma ou duas vezes na semana, desde que você tenha uma atividade física mais intensa nesses dias e alimentação adequada nos outros". Nívea Bordin respondeu os questionamentos mais comuns quando o assunto é comer sem culpa. Confira:
Quais alimentos mais calóricos podem ser liberados com moderação, uma ou duas vezes na semana?
Qualquer tipo de alimento calórico pode ser liberado uma ou duas vezes na semana, como chocolate, açaí, pão de queijo e bolo, por exemplo. Isso é possível desde que você tenha uma atividade física mais intensa nesse dia e mantenha uma alimentação adequada nos outros.
Quais alimentos devem ter prioridade no prato de quem quer manter uma alimentação regrada?

Alimentos que são extraídos da natureza e que não são industrializados. Exemplos: proteínas (peixes, frango orgânico, ovos); oleaginosas (castanhas, nozes, macadâmia, amêndoas), legumes, verduras, frutas e carboidratos complexos.

Para quem quer manter a saúde e a boa forma, o que não se deve comer de jeito nenhum?

Nada que tenha trigo, mesmo sendo integral, açúcar e leite de vaca. É importante lembrar de repor o cálcio de outra forma, com outros alimentos.

Depois de um fim de semana de pé na jaca, como retomar a dieta na segunda-feira? O corpo pode rejeitar a retomada?
O ideal é fazer uma dieta proteica, e a fonte de carboidratos nesse dia ser somente de legumes menos calóricos e verduras. Além disso, fazer um treino com mais intensidade e consequentemente maior gasto calórico.
Apostar em chás e alimentos diuréticos é uma boa opção para quem fez uma refeição mais calórica?
Sim, porque os alimentos mais calóricos normalmente tem alto teor de sódio, então esses alimentos com ação diurética vão ajudar a eliminar o líquido retido devido ao sódio. Como exemplos, o chá de casca de abacaxi, suco de limão sem açúcar, pepino e alface. Eles são ricos em fontes minerais importantes para o controle hídrico, como o potássio e magnésio.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde