Saúde

O que acontece se eu não comer por um dia? Entenda a reação do corpo

Em algumas situações, inclusive, isso pode deixar o organismo em coma

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Já ficou um dia inteiro sem comer ou pensou em fazer isso? Se sim, saiba que essa prática altera o funcionamento do nosso organismo de uma forma negativa e pode trazer consequências (dores, mau humor, náusea, etc).
Os profissionais de nutrição do portal Taeq explicaram que durante o jejum acontecem duas coisas: a glicose é transformada em glicogênio e a gordura é queimada para produzir energia. 
Foto: reprodução
Confira esses processos mais detalhadamente: 

Corpo transforma glicose em glicogênio
Durante as primeiras seis horas de jejum, o nosso organismo continua trabalhando normalmente. Durante o processo de metabolismo, a glicose é transformada em glicogênio, criando um estoque de energia para o nosso corpo. Nesse período, a maioria das pessoas tendem a ficar com fome, o que contribui para o mau humor. 
Queima de gordura para produzir energia
Depois das primeiras 6 horas, quando não há mais glicose disponível no organismo, inicia-se o processo de cetose, que consiste na queima de gordura para gerar corpos cetônicos e, assim, produzir de energia. Quando isso ocorre, o hálito costuma ficar com um leve cheiro de acetona, decorrente desse processo de queima.
O problema de ficar muitas horas em processo de cetose é que o indivíduo vai começar a ter dor de cabeça, náusea, cansaço e mau humor. Por isso, dietas que envolvem jejum (ou que propõem uma rotina low carb) devem ser feitas com bastante cuidado. 
Consequência 

Caso o processo de cetose ocorra por muito tempo, o sangue pode ficar ácido demais (por conta dos corpos cetônicos), acarretando problemas mais graves. Em algumas situações, inclusive, isso pode deixar o organismo em coma. 


Relação da fome com o mau humor 
Quando acontece a baixa de glicose no organismo aumemta os níveis de cortisol e adrenalina (hormônios relacionados ao estresse) tendem a aumentar. Por isso, caso você fique um dia inteiro (ou muitas horas) de jejum, a tendência é ficar estressado e irritado por questões químicas.