Saúde

Oleaginosa poderosa: confira seis benefícios ao consumir a castanha de caju na alimentação

A oleaginosa é ótima para quem tem problemas com a pressão arterial

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Muito presente na alimentação brasileira, a castanha de caju é uma oleaginosa, que além de saborosa, é uma ótima aliada na saúde. Ela que é rica em magnésio, fósforo, zinco, é muito utilizada como ingrediente de doces, por exemplo. Pensando nisso, a Taeq separou seis benefícios ao consumir o fruto no dia a dia. Confira:

1 - Combate o câncer: a castanha de caju contém proantocianidinas, um tipo de flavonoides que combate as células que contribuem para o surgimento de tumores. Além disso, o cobre presente no fruto também tem função anticancerígena.

2 - Controla a pressão arterial: a oleaginosa é ótima para quem tem problemas com a pressão arterial, já que o magnésio presente nela ajuda no controle da pressão. A presença do cobre também é importante para manter a flexibilidade dos vasos sanguíneos. Como a castanha de caju não tem colesterol, ela também faz bem para o coração.

3 - Fortalece os ossos: a castanha de caju é rica em cálcio e magnésio, nutrientes importantes para manter saúde dos ossos e dentes. E o cobre auxilia na produção de colágeno e elastina, contribuindo para a flexibilidade das articulações.

4 - Controla o sistema nervoso: o magnésio dessa oleaginosa ajuda a reduzir a tensão muscular, as dores de cabeça e a fadiga. O mineral também é importante no combate à enxaqueca e, até mesmo, a ataques cardíacos.

5 - Fortalece o sistema imunológico: o zinco, presente na castanha, é importante para a boa atuação do sistema imune no combate às doenças e manutenção da saúde. Além disso, o ferro ajuda na eliminação dos radicais livres, que podem provocar problemas como o envelhecimento precoce e até o câncer.

6 - Facilita o emagrecimento: como muitas pessoas já sabem, a castanha de caju auxilia no emagrecimento. Como é rica em gorduras boas, ela reduz o colesterol ruim e dá a energia necessária para a prática de exercícios físicos. A combinação do magnésio e do cálcio também contribui para o desenvolvimento dos músculos, além do alto teor de proteínas vegetais presente na castanha.