Saúde

Óleo no macarrão? Conheça nove mitos mais comuns na cozinha

Esses mitos se tornam grandes verdades no momento do preparo, impedindo os melhores resultados nas receitas

Redação Dino
- Atualizada em

Azeite quente faz mal à saúde? Panelas de inox fazem a comida queimar? Esses são exemplos de mitos comuns na cozinha, alguns passados de geração em geração.

Esses mitos se tornam grandes verdades no momento do preparo, impedindo os melhores resultados nas receitas. Mitos que, por vezes, envolvem o uso dos utensílios e eletrodomésticos que deviam ser vistos como aliados e facilitadores na cozinha.

Para que não haja preocupações com essas especulações, o Chef da Tramontina, Elzio Callefi, desvenda nove desses mitos mais comuns. O chef, com larga experiência no setor gastronômico, hoje se dedica ao segmento de equipamentos e utensílios para cozinha, e indica com o que se deve, ou não, se preocupar ao cozinhar.

Açúcar no molho de tomate tira a acidez do molho

Não tira a acidez. Açúcar no molho de tomate só o torna mais doce, gerando uma percepção de que o molho não está ácido, ou seja, o açúcar mascara a acidez. Os tomates no Brasil costumam ser mais ácidos que os tomates italianos, essa variação pode ocorrer pelo tipo de solo e clima.

Lavar a faca em água quente estraga o corte

Mito! O que estraga a faca é utilizá-la para cortes em superfícies muito duras, como tábuas de vidro e pias, essas superfícies desgastam o fio da faca. O ideal é sempre utilizar tábuas plásticas ou de madeira. Sobre a água quente, é a aliada certa para a limpeza dos utensílios de cozinha. Em uma temperatura acima de 80ºC é capaz de quebrar as partículas de gordura que podem ficar impregnadas, garantindo a conservação e brilho. 

Colocar óleo na água do macarrão faz com que ele não grude

Óleo na água para preparar o macarrão só faz com que a massa fique mais gordurosa e, por vezes, até dificulta que o molho se fixe melhor. Para cozinhar o macarrão, basta água bem salgada. Um litro de água para cada 100g de massa e uma colher de chá rasa de sal.

Aquecer o azeite faz mal para saúde

Não é prejudicial à saúde. A questão é que, como qualquer outra gordura, o azeite não pode ser saturado, ou seja, exposto a altas temperaturas, e assim altera seu sabor.

Revestimento antiaderente faz mal à saúde

O revestimento antiaderente não causa nenhum dano à saúde. O antiaderente só pode liberar alguns gases tóxicos se exposto a temperaturas acima de 380ºC, o que não é possível em uma cozinha doméstica.

Forno a gás é melhor que elétrico

Pelo contrário, o forno elétrico é melhor e mais seguro que o forno a gás. Além de ser mais rápido e econômico, ele garante um cozimento uniforme. O forno elétrico é, portanto, mais eficiente. 

Panela de inox gruda e queima a comida

A panela inox não gruda, nem queima a comida. O que normalmente acontece é que as pessoas têm a mania de cozinhar em fogo alto, e o fogo alto faz com que você estrague muitas preparações. O ideal para se trabalhar na panela de aço inox é fogo médio ou baixo, assim nenhum alimento vai grudar ou queimar.

Cozinhar arroz com a panela semiaberta ajuda a deixar o arroz soltinho

Não existe essa relação direta. O que define se o arroz vai ficar soltinho ou empapado é a quantidade de água. O ideal seria, para cada xícara de arroz, duas de água.

Cooktop por indução gasta mais energia que os demais

Muito pelo contrário! A tecnologia por indução prova ser mais eficiente e segura que as demais fontes de energia para cozinhar. Isso devido ao alto desempenho ao aquecer uma panela, diminuindo desta forma o tempo de preparo e consequentemente a economia de energia. São necessários apenas 7 minutos para ferver 2 litros de água na tecnologia por indução, enquanto que em outras fontes de calor, este tempo pode chegar até 14 minutos.