Saúde

Para ampliar seu cardápio: veja os benefícios do sapoti

Alimento pertence ao grupo de frutas tropicais e tem sabor adocicado semelhante ao do caqui

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Quer ampliar o cardápio de frutas? Uma opção é consumir o sapoti, que pertence ao grupo de frutas tropicais e tem sabor adocicado semelhante ao do caqui. Ele pode ser consumido  in natura ou ser usado no preparo de geleias, sorvetes, saladas e doces. Confira algumas razões para consumir a fruta listados pelo portal Taeq: 

- Rico em vitaminas (A, C e do complexo B): essas vitaminas atuam no fortalecimento da imunidade, no combate aos radicais livres e na prevenção de doenças. Além de melhorar a saúde do coração e do sistema nervoso. 

- Efeito diurético, anti-inflamatório e antibacteriano: o sapoti tem substância usadas para fins medicinais, que atuam na eliminação de toxinas e na hidratação do organismo (ação diurética), combate dores de garganta, tosse e fortalece o organismo contra possíveis bactérias e microorganismo. 

- Ajuda na digestão: melhora o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, a presença das fibras em sua composição ajuda no controle da glicemia e do colesterol; além te ter efeito laxante. 

- Rico em minerais: a composição do sapoti conta com cálcio, fósforo, ferro e potássio. Esses dois primeiros minerais são importantes para o fortalecimento dos músculos e ossos. Já o ferro é responsável pelo transporte de oxigênio entre as células, enquanto o potássio ajuda a aliviar dores musculares (previne as cãibras) e é importante para a saúde do sistema nervoso e cardiovascular.