Saúde

Para sua dieta: aplicativo gratuito realiza contagem de carboidratos

Banco de dados do app contém informações de mais de 1,3 mil alimentos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) disponibiliza um aplicativo gratuito que realiza a contagem de carboidratos e calorias em cada lanche ou refeição. O app está disponível para Android e iOS e conta com um banco de dados com informações de mais de 1,3 mil alimentos.

Com a funcionalidade, ele pode servir tanto para diabéticos quanto para quem deseja ajustar melhor uma dieta, por exemplo. Em sua elaboração, os nutricionistas do Departamento de Nutrição da SBD utilizaram tabelas de referências e rótulos nacionais para os cálculos da quantidade de carboidratos das porções de alimentos, o que diminui os erros de cálculos de alimentos regionais e variações que vemos nas tabelas em geral.

“Ao entrar no app, há a opção de incluir uma refeição, onde se tem acesso a tabela de contagem de carboidratos, que o paciente pesquisa por alimento e inclui a quantidade ingerida. Dessa forma, o cálculo fica disponível somando quantidade de carboidratos e calorias de alimento por alimento de cada refeição”, explica a nutricionista Dra Débora Bohnen Guimarães, membro do Departamento de Nutrição da SBD.