Saúde

Para ter sempre na mesa: confira quatro benefícios ao consumir a serralha regularmente

A serralha é ótima para prevenir ou tratar anemia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar na serralha? Ela é um tipo de PANC (planta alimentícia não convencional) que pode trazer vários benefícios à saúde, pois é altamente rica em vitaminas e outros nutrientes essenciais para o organismo. Além disso, ela é ótima para compor saladas verdes e ser usada no preparo de sucos e chás. Pensando nisso, o portal Taeq separou benefícios ao consumi-la regularmente. Confira:

Serralha ajuda a prevenir anemia

Por ter um alto teor de ferro, a serralha é ótima para prevenir ou tratar anemia. Ela ajuda a fortalecer os sistemas circulatório, imunológico, concede mais energia e pode ser usada de diferentes formas na cozinha. Ao mesmo tempo, caso o objetivo seja aumentar ainda mais os níveis de ferro do organismo, outra dica importante é passar a comer mais carne vermelha (em especial fígado e outros miúdos), assim como vegetais verde-escuros.

Planta tem ação antioxidante, anti-inflamatória e detox

Outro diferencial da serralha é que ela possui compostos medicinais importantes, como antioxidantes, substâncias detox e anti-inflamatórias. Por isso, ajuda a fortalecer a saúde do pulmão, de outros órgãos do corpo e faz bem para a pele quando incluída na dieta diária.

É fonte de vitaminas A, do complexo B, C e D

Além de ter substâncias medicinais, a serralha é rica em diferentes tipos de vitaminas (A, B2, B6, C e D), sendo muito indicada para fortalecer o sistema de defesa do corpo. As vitaminas A e C, por exemplo, ajudam a prevenir gripes e resfriados. Já a B2 (riboflavina), a B6 (piridoxina) e a D auxiliam, respectivamente, no funcionamento do processo metabólico, no transporte de ferro e na saúde dos ossos.

Serralha fornece fibras e minerais importantes como cálcio, fósforo, potássio, cobre e zinco

Você sabia que a serralha também é uma PANC rica em fibras e minerais? Por isso, inclusive, ela é considerada um alimento bem completo, que pode constituir receitas de refogados e saladas altamente nutritivas. As fibras alimentares, em especial, concedem mais saciedade, contribuem para o processo de digestão e mantêm a imunidade fortalecida.

O cálcio, o fósforo e o potássio, por sua vez, são minerais que auxiliam a saúde dos ossos e dos músculos. O cobre e o zinco melhoram o fluxo sanguíneo e diminuem os riscos de inflamação. Por conter uma grande quantidade de nutrientes importantes, a serralha ajuda a tratar problemas digestivos, a controlar o peso corporal e melhora a saúde da pele e dos cabelos a longo prazo.