Saúde

Para ter sempre na mesa: conheça os benefícios ao consumir o alpiste regularmente

Alpiste ajuda no funcionamento dos sistemas do corpo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar no alpiste? Conhecido como alimento para pássaros, o ser humano também pode consumi-lo, seja para compor saladas ou para preparar um tipo de leite. Além disso, a semente possui alto teor de proteínas, agentes antioxidantes e outras substâncias benéficas para o organismo. Confira mais benefícios citados pela Taeq

Alpiste auxilia no controle do colesterol

Um dos principais benefícios do alpiste é que ele ajuda diretamente no controle do colesterol  promove o aumento do HDL e a diminuição do LDL. Isso porque ele contém enzimas e vitaminas (do complexo B e E, por exemplo) que ajudam a limpar os vasos sanguíneos.

Faz bem para a saúde dos sistemas cardiovascular, nervoso e imunológico

Outro diferencial do alpiste é que, por conter um alto teor de proteínas (sendo indicado para a dieta de veganos) e vitaminas, ele ajuda bastante no funcionamento dos sistemas do corpo. As vitaminas do complexo B, em especial, são importantes para a saúde do cérebro e do coração. Já a vitamina E tem uma forte ação antioxidante e, consumida a longo prazo, ajuda a prevenir possíveis doenças neurológicas.

Ajuda a purificar o organismo

Você sabia que o alpiste também apresenta ação detox isto é, ajuda a purificar o organismo? Esse tipo de planta seja usada no preparo de saladas ou de bebidas ajuda a eliminar o excesso de líquido e de toxinas do corpo, auxiliando na dieta de quem precisa perder peso.

Leite de alpiste tem ação antioxidante, anti-inflamatória e é fonte de triptofano

Incluir o leite de alpiste na alimentação pode trazer uma série de benefícios! Isso porque a bebida, além de ter diferentes nutrientes, apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória. Ou seja, faz bem para a saúde da pele, prevenindo o envelhecimento precoce, fortalece a imunidade e combate possíveis focos de inflamação, Além disso, o leite de alpiste é fonte de triptofano aminoácido precursor da serotonina, que ajuda a melhorar o humor.