Saúde

Pegue a visão: aprenda sete exercícios para relaxar os olhos

A prática não cura os problemas visuais, mas relaxa, acalma, lubrifica e tonifica os músculos oculares

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A quarentena causada pela pandemia de covid-19 pode fazer muitas pessoas ficarem mais tempo à frente da tela do computador ou do celular, por exemplo. Com esse excesso, vem o cansaço visual, causado pelo grande esforço.

Para evitar maiores danos, é importante exercitar a região dos olhos e, com isso, aliviar o estresse e a tensão acumulada com o longo tempo gasto na frente das telas. As Óticas Diniz recomendam sete exercícios para fazer em qualquer momento. Eles podem ser feitos todos os dias ou na periodicidade que você achar melhor.

1. Exercitando a focalização: sente-se em uma cadeira e observe um objeto a alguns metros de distância. Depois, estique o braço com o polegar para cima, observando-o por 15 segundos. Logo em seguida olhe para o objeto a frente pelo mesmo tempo. Reveze a visão por cinco vezes, fazendo com que os olhos foquem tanto de perto quanto de longe.


2. Treinando os movimentos: para dar maior flexibilidade aos músculos oculares, imagine o símbolo do infinito ou o número oito deitado desenhado no chão ou em uma parede branca. Faça dez vezes esse movimento e, depois, troque a direção, repetindo o exercício por mais outras dez vezes. Em seguida, olhe à esquerda o máximo que puder durante cinco segundos. Volte ao normal e pisque algumas vezes para, na sequência, fazer o mesmo para à direita. Realize o movimento para cima e para baixo, e também para as diagonais, por cinco vezes.

3. Fortalecendo as pálpebras: essenciais para a saúde da região. Para exercitá-las, cerre os olhos parcialmente, cobrindo apenas metade da visão. Assim, será possível perceber os músculos se contraindo. Faça o movimento por 15 segundos e descanse fechando os olhos. Depois, repita o exercício por mais um minuto.

4. Para todas as direções: sem forçar, olhe para todas as direções por dez segundos, repetindo o exercício por mais três vezes para relaxar a tensão da região. Esse exercício é indicado principalmente quando se está focado muito tempo em um único ponto, como a tela do celular ou do computador.

5. Balanço: deixe o braço semi flexionado com o polegar para cima, mais ou menos a 40 cm de distância do rosto, e balance a cabeça de um lado para o outro mantendo o olhar nos polegares, sem mover o braço. Esta prática exercita o foco e o movimento lateral dos olhos. Mantenha-se no balanço por 30 segundos.

6. Abrir e fechar: este exercício fortalece, estimula a circulação de sangue e ajuda a lubrificar os olhos. Apenas abra e feche os olhos mantendo cada movimento por alguns segundos por oito vezes.


7. Massagem na testa: a região acima dos olhos também costuma acumular muita tensão. Massagear as sobrancelhas e as têmporas alivia e reduz o estresse. Por isso, feche os olhos e faça movimentos circulares com os dedos, logo acima dos olhos. Na sequência, encoste a ponta dos dedos no centro da testa e puxe as mãos para os lados. Faça três repetições de um minuto cada.