Saúde

Plant based: conheça a dieta que melhora a qualidade de vida e previne doenças

Essa dieta é baseada em estudos que indicam a correlação entre a ingestão excessiva de proteína animal e o desenvolvimento de doenças crônicas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer mudar seu estilo de vida? Você pode começar investindo em uma alimentação mais saudável. A dieta plant based, que é baseada em vegetais e alimentos na sua forma mais natural, é uma opção para quem busca qualidade de vida e se preocupa com a sustentabilidade.

Essa dieta é baseada em estudos que indicam a correlação entre a ingestão excessiva de proteína animal e o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e câncer. De acordo com as pesquisas da American Dietetic Association (ADA), os alimentos de origem vegetal conseguem fornecer todos os nutrientes essenciais para o organismo, sem excessos ou carências e a plant based é segura. 
Foto: reprodução / Shutterstock

O cardápio alimentar consiste em tubérculos, leguminosas, cereais integrais, oleaginosas, sementes e cogumelos. A nutricionista Jéssica Santos, da Superbom, listou alguns benefícios desse plano alimentar. Confira: 

1- Melhora do Sistema Imunológico
Por ser baseada em vegetais, há uma grande quantidade de micronutrientes nesses alimentos, o que favorece muito as defesas do corpo contra as doenças infecciosas e crônicas, por exemplo. 

“Além disso, há uma grande redução do risco de câncer ou retardamento dos avanços da doença".

2- Redução do colesterol e glicose no sangue
Por falar em açúcar, o consumo de alimentos mais naturais é pobre em carboidratos simples e gorduras ruins para o corpo. Em 2017, um estudo da Universidade of Wisconsin (EUA), apontou que a alimentação à base de plantas está ligada à redução de todas as causas de mortalidade e risco diminuído de obesidade, diabetes tipo 2 e Doença Arterial Coronariana (DAH). 
3- Longevidade
Os alimentos mais naturais desaceleram o envelhecimento. “Essa dieta é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, substâncias nocivas que as células produzem na queima de oxigênio. Eles são os principais responsáveis pela danificação da pele e também pelo surgimento de rugas”.

Vale lembrar que o ideal é mudar a dieta aos poucos. Comece inserindo o cardápio plant based uma vez na semana e depois vá aumentando gradativamente.