Saúde

Poder no verde: conheça sete benefícios ao consumir o matcha no dia a dia

O matcha acelera o metabolismo o que contribui para a queima de gordura

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar no matcha? Ele é um tipo de chá verde mais forte obtido a partir das folhas da Camellia sinensis e muito consumido pelo japoneses. A planta pode ser consumida de diversas formas como, em bebidas e em ingrediente na preparação de bolos, pães e sucos. Pensando nisso, o Portal Taeq separou sete benefícios ao consumi-lo no dia a dia. Confira:

Matcha possui propriedades antioxidantes

O matcha possui ainda mais antioxidantes que o chá verde. Isso significa que fortalece de maneira mais eficaz o sistema imunológico ao combater o excesso de radicais livres no nosso corpo. Esses, por sua vez, podem oxidar as células, gerando não só o envelhecimento precoce como colaborando para o surgimento de diversos tipos de doenças, o que inclui o câncer. Por isso, o matcha pode ser considerado praticamente uma bebida da longevidade.

Acelera o metabolismo

Outra característica do matcha é que ele acelera o metabolismo, o que contribui para a queima de gordura e, consequentemente, para a perda de peso. Mas é bom lembrar que não basta beber matcha acreditando que vai emagrecer de forma milagrosa. É preciso combinar o seu consumo com a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação de uma forma geral para que o seu efeito seja percebido mais facilmente.

Matcha tem efeito calmante

Se você pensava que só o chá de camomila ajudava a relaxar, saiba que o preparado com matcha também cumpre muito bem essa função. Inclusive, no Japão ele é muito consumido por monges budistas, já que permite acalmar a mente, o que é essencial para o processo de meditação. Mas mesmo que meditar não seja algo que você procure, saiba que o consumo do matcha também ajuda a dar mais foco, o que é essencial não só no trabalho, mas também na vida pessoal.

É rico em clorofila e possui efeito detox

A cor verde bem forte do matcha mostra a forte presença de clorofila na bebida. Isso significa que ela não apenas é antioxidante, como já citamos, mas que também possui efeito detox. Consequentemente, ajuda a eliminar substâncias que podem ser nocivas para o organismo, como toxinas e metais pesados. Então se você é adepto da dieta desintoxicante esse é mais um motivo para adicionar o matcha na sua dieta.

Chá tem efeito diurético

Para quem possui retenção de líquidos, o matcha também pode ser um ótimo aliado, já que possui efeito diurético. Com isso, também acaba evitando a sensação de inchaço em diferentes partes do corpo.

Melhora as funções cognitivas

Como se não fosse suficiente, o matcha ainda melhora as nossas funções cognitivas. Estudos mais recentes mostram, por exemplo, que pessoas que o consomem passam a apresentar melhorias na memória e no tempo de reação, por exemplo. Além disso, outros estudos relacionam o consumo de matcha com a redução de problemas cognitivos na terceira idade.

Matcha possui alto de teor de cafeína, por isso, cuidado com o excesso

Embora apresente diversas características positivas, o matcha possui uma negativa que precisa ser ressaltada: a forte presença de cafeína. Tanto é que seu consumo não é recomendado mais do que duas vezes ao dia. Além disso, o ideal é tomá-lo pela manhã ou à tarde, e nunca antes de dormir, já que pode causar insônia.